21 de janeiro de 2021 11:27 por Da Redação
Os hospitais da Mulher e Metropolitano receberam, nesta madrugada, 14 pacientes infectados pela Covid-19 residentes em Manaus (AM). A capital amazonense enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais que estão lotados por conta do aumento recorde de internações pelo novo coronavírus.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe os pacientes em voo que deixou Manaus, fez escala em São Luís, no Maranhão, até pousar em Maceió. Eles foram transportados aos hospitais públicos do estado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Unidades de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado, e em ambulâncias da rede hospitalar.
As equipes que prestaram assistência aos pacientes de Manaus eram compostas por médicos, enfermeiros, condutor-socorrista e técnicos de enfermagem. Todos os profissionais estavam com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo de protetor facial, óculos, touca, máscara cirúrgica e N95, avental e macacão impermeável, luvas e protetores de bota.
Já as unidades do Samu que fizeram a transferência contam com cateter, máscara de oxigênio não reinalante, material para acesso venoso, cilindro de oxigênio, oxímetro, maca, soro, tensiômetro, além de respirador, desfibrilador, medicamentos, máscara de oxigênio não reinalante e material para acesso venoso.
De acordo com o secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres, que acompanhou a chegada dos pacientes, a chegada de novos pacientes para os leitos exclusivos Covid-19 nos hospitais Metropolitano e da Mulher não causam prejuízos ao sistema de saúde alagoano.