25 de janeiro de 2021 1:06 por Da Redação
As 27.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca que já estão em Alagoas terão destinação prioritária para idosos a partir dos 85 anos. Nesta segunda-feira (25), durante entrevista coletiva ao lado do governador Renan Filho, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que a distribuição dos imunizantes – um total de 24.370 doses para essa faixa de idosos – para os municípios inicia nesta terça (26).
As doses chegaram a Maceió, enviados pelo Ministério da Saúde, no início da madrugada do domingo. “Recebemos mais 27.500 doses, da Oxford/Astrazeneca, que serão utilizadas totalmente como primeira dose, ou seja, esse lote vai poder vacinar 27.500 pessoas justamente porque a segunda dose dessa vacina só ocorrerá três meses após a primeira e a nós foi garantido, pelo grupo que coordena nacionalmente [a imunização]e também pela Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz], que nós teremos outros lotes de vacina até esse prazo, de maneira que vamos utilizar toda essa leva para pessoas idosas e profissionais de saúde”, explicou o governador Renan Filho.
“Nosso cronograma de vacinação tem continuidade e a partir desta terça-feira o Programa Nacional de Imunização em Alagoas [PNI-AL] passa a destinar as vacinas da Oxford/AstraZeneca para as prefeituras alagoanas. Iniciaremos por Maceió, pois segundo o último censo do IBGE, a capital tem uma população idosa, a partir de 85 anos, estimada em 6.655 pessoas. posteriormente, as vacinas serão enviadas para as demais cidades. Estamos organizados junto às Secretarias Municipais de Saúde”, garantiu o secretário.
Devido ao quantitativo de vacinas, a estratégia de imunização é direcionar a este público de idosos o início da imunização esta semana, considerando as projeções do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre a população a partir dos 85 anos residentes nos 102 municípios de Alagoas.
Neste sentido, consta que 22.843 idosos têm 85 anos ou mais e devem ser imunizados em duas etapas com as doses da vacina da Oxford/AstraZeneca.
Fonte: Agência Alagoas