domingo 8 de setembro de 2024

Maceió recebe edição especial do ‘Vamos Subir a Serra’

Ancestralidade, valorização da cultura afrobrasileira e afroemprendedorismo são os pilares do projeto alagoano coordenado pela sociedade civil

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação

Programação acontece das 15h às 22h na Praça Multieventos | Reprodução/Facebook

Do dia 28 a 31 de janeiro, a praia de Pajuçara receberá a edição especial do “Vamos Subir a Serra”, que é considerado um dos maiores projetos afroculturais do Brasil e destaque do calendário sociocultural e turístico de Alagoas. A programação acontece das 15h às 22h na Praça Multieventos, respeitando todos os protocolos de segurança da Covid-19 que o momento exige.

Realizado há três anos, o projeto é assinado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro alagoano, com recursos via emenda parlamentar do então deputado federal JHC, por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), e conta com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Todas as atividades do projeto são gratuitas, sendo necessário o uso de máscara e verificação da temperatura para acesso ao local. Destinado à valorização da população afrobrasileira, ao pertencimento étnico-racial e combate ao racismo, o projeto também incentiva a geração de renda com a Feira do Empreendedor Negro, praça de alimentação e Espaço Beleza Negra, dedicado à estética afro.

A novidade nesta edição são as oficinas de estética afro (pertencimento, tranças, turbante, penteado e maquiagem), que serão ofertadas ao público no próprio espaço.

Serão beneficiados mais de 50 afroempreendedores, entre eles representantes de comunidades quilombolas do Estado de Alagoas. Na Praça Dandara serão realizadas palestras, debates e apresentações afro-culturais.

Um dos destaques dessa edição é o Sarau Acotirene que acontecerá na sexta-feira (29), com a roda de conversa sobre o tema “Direitos humanos e os caminhos para o antirracismo”; Poéticas Pretas; e a roda literária “Narrativas negras alagoanas” seguida de lançamento de livros.

No sábado, 30, acontece o pocket show com a atração nacional Nando Cunha, que é ator, humorista, sambista e compositor. Já no domingo, encerrando a programação da Praça Dandara, acontecerá a ação Gira Palmares, que além de apresentações culturais, contará com aulões de dança afro, percussão e capoeira. Toda a programação do projeto pode ser conferida pelo Instagram @vamossubiraserra

Kizomba

Na grande arena da Praça Multieventos, a partir das 17h, o público irá conferir a ação Kizomba – Arte, Cultura e Gastronomia Afrobrasileira. Serão 10 afroempreendedores apresentando a ancestralidade negra em forma de sabor e aromas, com uma variedade de pratos típicos vendidos ao preço único de R$ 15,00.

A partir das 20h, tem início as apresentações culturais, definidas por noites temáticas: quinta-feira com a Roda de Todos os Sambas; Sexta do Sagrado; Sábado das Yabás; e no domingo a Ciranda Afro. A entrada é gratuita.

Serviço:

Vamos Subir a Serra (Edição Especial)

Período: 28 a 31 de janeiro de 2021

Local: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares – Praça Multieventos / Pajuçara – Maceió (AL)

Horário: 15 às 22h

Entrada gratuita!

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação A mineração predatória que a

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação Com o objetivo de ajudar

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

27 de janeiro de 2021 1:07 por Da Redação O Supremo Tribunal Federal (STF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *