8 de março de 2021 3:28 por Da Redação
Os vigilantes que fazem a segurança das instalações da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá, em Maceió, temem perder o emprego após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Superintendência da PF em Alagoas, que visa à capacitação de guardas municipais para o porte de arma de fogo.
Pela parceria, a Polícia Federal dará o treinamento necessário para capacitar os guardas municipais e, como contrapartida, o Executivo municipal disponibilizará agentes para fazer a vigilância do prédio da Superintendência da PF no horário noturno.
Com isso, cerca de dez profissionais, alguns deles com 20 anos de serviços prestados, temem pelos empregos caso sejam substituídos por guardas municipais. De acordo com a categoria, a própria Guarda Municipal seria prejudicada, pois enfrenta déficit de efetivo de mais de 20 anos por falta de concurso público.
Eles apelam para que o prefeito de Maceió, JHC, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), Thiago Prado, e as entidades representativas dos guardas municipais de Maceió – Sindguarda e Agmeal – revejam esse ponto do acordo de cooperação técnica.
Eles esperam que os gestores se sensibilizem “tanto para evitar a demissão dos vigilantes quanto para não agravar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela nossa tão sofrida Guarda Municipal”.