25 de março de 2021 1:12 por Da Redação
A Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) e a Equatorial Energia Alagoas assumiram o compromisso de assinar, ainda esta semana, um contrato que prevê o aumento da distribuição de energia elétrica para que as bombas de captação de água localizadas na cidade de Pão de Açúcar passem a funcionar durante 24 horas.
O acordo foi intermediado pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) durante reunião realizada nessa quarta-feira (24). A Equatorial se comprometeu a concluir, até o próximo dia 2, obras no setor de captação de água.
Já a Casal, informou que, com a medida, haverá o incremento de distribuição de água na ordem diária de 5.600 metros cúbicos, o que representa volume de água suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.
A Defensoria Pública também oficiará o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, a fim de cobrar medidas enérgicas contra os grandes furtos de água na região.
“A Defensoria Pública apurou, durante as reuniões ocorridas neste ano, que a grande quantidade de água captada acaba sendo furtada e utilizada para o enchimento de barragens, e irrigações ilegais, causando enormes prejuízos à população que necessita da água para a realização de suas atividades básicas, inclusive, as de higiene pessoal, tão necessária para o combate ao coronavírus”, ressaltaram os defensores públicos presentes à reunião.
Desde 2016
A situação de desabastecimentos prolongados, que prejudica cidadãos de diversos municípios desde 2016, vem sendo discutida nas últimas semanas, após atuação da Defensoria Pública e ingresso de ação civil pública, que resultou na determinação judicial à Casal, para que adote medidas imediatas para sanar o problema.
*Com Assessoria