1 de abril de 2021 11:39 por Da Redação
Com o aumento de casos de Covid-19 e a necessidade de maior isolamento social, a movimentação na orla de Maceió reduziu e, consequentemente, a geração de resíduos sólidos também. A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), registrou uma redução de 40% na coleta de resíduos encontrados nas praias durante os três primeiros fins de semana de Março.
Antes, eram coletadas cerca de 55 toneladas por fim de semana. No cenário atual, este número caiu para 22 toneladas.
A redução é reflexo das medidas adotadas em relação ao novo coronavírus, sobretudo o fechamentos de quiosques, barracas, ausência de ambulantes e de pessoas circulando no local, o que normalmente gera um alto consumo de produtos e consequente produção de resíduos para descarte.
No entanto, ainda se observa uma quantidade significativa de resíduos na faixa de areia da praia, especialmente após as chuvas registrados nos últimos dias.
Ivens Tenório, Superintendente da Sudes alerta que atos negativos da população interferem diretamente na sujeira das praias.
“Todo material que você descarta de forma irregular, seja ele na rua ou fora dos espaços adequados, acaba vindo para na praia. Nós sempre pedimos que as pessoas façam o descarte correto e dessa forma contribuíam evitando danos ao meio ambiente”, explica Tenório.
Fonte: Secom Maceió