11 de abril de 2021 5:46 por Thania Valença
Estamos no começo do ano, a estação climática em que os dias começam a ficar mais curtos, a temperatura esfria e as folhas das árvores começam a cair. Mas nem tudo é poesia e beleza na estação que antecede o inverno. Tanto que, neste domingo, 11, com chuva durante quase todo o dia, a Defesa Civil de Maceió recebeu avisos de risco de alagamento e deslizamento de barreiras.
Segundo a DCM, em algumas áreas da capital choveu quase 200 milímetros, quantidade semelhante ao esperado para todo o mês de abril, que é 207 milímetros. Nas últimas 12h, a média de chuva em Maceió é de 96 milímetros, com máximo volume de chuva de 132 mm no bairro da Chã da Jaqueira e mínimo de 82 mm, em Cruz das Almas.
A Defesa Civil de Maceió registrou até o momento 16 deslizamentos de barreira. Os registros ocorreram nos bairros de Antares, Bebedouro, Benedito Bentes, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Jacintinho, Pinheiro e Tabuleiro do Martins.
Os bairros do Benedito Bentes, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins tiveram três ocorrências cada. Outras duas foram registradas em Fernão Velho. Até o final da manhã foram registradas 61 chamados para atendimento, 52 pelo telefone 199, e as demais durante as rondas realizadas pelas equipes operacionais da Defesa Civil.
Pelo menos 200 toneladas de lixo foram arrastadas através do Riacho Salgadinho e ficaram acumuladas na Praia da Avenida até serem recolhidas pelas equipes da Prefeitura.
Alerta
A Defesa Civil pede que a população fique atenta aos alertas enviados por telefone via mensagem de texto. Para se cadastrar, basta mandar uma mensagem de texto com o número do CEP da sua residência para o telefone 40199. A recomendação é que moradores das áreas de risco busquem abrigos seguros, ou casas de parentes, e que acionem o órgão através do telefone 199.
Também neste domingo, em função das chuvas, alguns pontos na capital estão recebendo ações emergenciais e visitas das equipes técnicas que fazem avaliação para executar intervenções. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) segue empenhada nos serviços de desobstrução de galerias que alagaram ruas devido ao acúmulo de lixo e materiais sólidos.
O órgão informa que as avenidas Dona Constança, Gustavo Paiva, Antônio Gomes de Barros e Assis Chateaubriand já receberam intervenções.
Com Secom Maceió