27 de maio de 2021 12:46 por Da Redação
A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 em Alagoas é o que pode levar o estado a ter, de novo, restrição de circulação de pessoas. Até ontem, 92% dos 387 leitos de UTI estavam ocupados, um índice considerado altíssimo. A situação se agrava diante do aumento do número de casos, que também nesta quarta-feira, 26, chegou a 793 novos registros.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até o momento Alagoas tem 190.379 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 3.425 estão em isolamento domiciliar.
O estado recebeu, ontem, mais um lote de doses do imunizante AstraZeneca para continuar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A nova remessa com 96.500 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) foi armazenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), conforme regras do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), para serem encaminhadas às Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, em Maceió e Arapiraca, ficando à disposição dos 102 municípios.
Essa remessa, porém, não descarta a possibilidade de regressão para fases mais restritivas do enfrentamento à Covid-19. O governador Renan Filho (MDB) tem apelado para que as pessoas se cuidem, usem máscaras e sigam os protocolos, mas admite medidas mais duras, como o fechamento de bares, restaurantes, equipamentos públicos e praias se os registros de casos e o índice de ocupação de leitos continuarem subindo.
Na última terça-feira, 25, ele anunciou que o estado segue na fase vermelha por mais 7 dias, ou seja, até a terça-feira, 1º. Entretanto, admitiu que pode retroceder no Plano de Distanciamento Social Controlado.
“Nós observamos ao longo dos últimos dias um crescimento do contágio em Alagoas e da ocupação hospitalar. Isso significa que o estado, infelizmente, mantendo o ritmo de contágio, vai ter que voltar a tomar medidas no sentido de defender a vida, fortalecendo o distanciamento social e o isolamento”, disse Renan Filho (MDB).
O Plano de Distanciamento Social Controlado, que determina o que pode e o que não pode abrir, é dividido em cinco cores: vermelha (mais restritiva), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível). Alagoas estava na fase azul quando a piora nos indicadores da pandemia obrigaram a retroceder, primeiro para laranja e depois para a vermelha.