8 de junho de 2021 2:34 por Da Redação
As empresas de ônibus de Maceió lançaram nesta semana uma campanha contra a importunação sexual nos coletivos, com o slogan “Assediador, o ônibus não tem lugar para você.” As artes estão sendo veiculadas nas redes sociais, em outdoors, terminais e, principalmente, dentro dos veículos, com o objetivo de coibir este tipo de crime.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges, a ideia é conscientizar a população sobre o crime de importunação sexual, que tem como principais vítimas as mulheres. “Queremos que o transporte coletivo seja um lugar seguro para todos, pois é um serviço essencial para o pleno funcionamento da sociedade. Com a campanha, queremos mostrar que esse tipo de comportamento não tem espaço nos ônibus”, explica.
Atitudes como cantadas invasivas, beijar, encoxar e passar a mão são consideradas atos libidinosos. As vítimas podem recorrer ao Ligue 180, canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país, ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher e Direitos Humanos (3315-1792) ou a uma das Delegacias de Defesa da Mulher (3315-4976 / 3315-4327).