sábado 28 de dezembro de 2024

Renan Filho apela para prefeitos adotarem medidas mais rígidas de isolamento social

Governador diz que municípios têm autonomia para publicar decretos com medidas mais fortes de enfrentamento ao coronavírus

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação

” Os municípios podem fazer”, disse Renan Filho, durante entrevista coletiva | Agência Alagoas

Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (15), quando autorizou obras de pavimentação na AL-101 Norte, o governador Renan Filho fez um apelo aos prefeitos dos municípios alagoanos, para que adotem decretos de isolamento social mais fortes do que o do Estado. “Os municípios podem fazer”, disse ela.

O apelo de Renan Filho foi feito num momento em que Alagoas registra 5.020 vidas perdidas, taxa de ocupação de leitos de UTI em 92% e aumento do número de mortes por Covid-19 na faixa etária abaixo dos 60 anos.

O cenário da pandemia exige atenção máxima. “O meu papel eu tenho buscado cumprir integralmente, mas preciso solicitar a colaboração de todos. A gente está 92% de UTI lotada. UTI lotada de jovem. Pela primeira vez, esse mês de junho, está morrendo mais pessoas entre 30 e 59 anos do que pessoas com mais de 60 anos”, apontou o governador.

Renan Filho também defendeu a atuação da polícia para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social. “Está proibido praia aos finais de semana. As pessoas vão à praia aí. Se a polícia não agir, é melhor nem haver mais decreto. Esse tipo de coisa não era nem para estar em discussão”, declarou.

Porém, para o chefe do Executivo estadual, a vacinação deve ser a prioridade no debate para combater a pandemia. “A gente tem que discutir como vai trabalhar para vacinar mais rápido as pessoas, como vamos trabalhar para que menos pessoas adoeçam, senão o Estado não vai conseguir salvar todas as vidas”, considerou.

Vacinas não chegam em quantidade suficiente

Para o governador alagoano, as unidades da federação precisam de mais vacinas para atenuar os efeitos da pandemia. “Infelizmente, mesmo com o estado cumprido o seu papel, não chegam vacinas em quantidade suficiente no Brasil. Por isso a gente cobra vacina”, disse, numa crítica velada ao governo federal.

Para exemplificar como o país poderia ter minimizado a gravidade da tragédia sanitária há mais tempo, o gestor citou estatística recente sobre a imunização. “Se o Brasil vacinasse dois milhões de pessoas por dia, salvaríamos 20 mil pessoas por mês. Imagine”, ponderou.

“É isso que a CPI da Covid tem investigado, principalmente no Congresso Nacional. Por que o Brasil não quis comprar vacina na hora certa? Por que não respondeu à Pfizer? Por que não comprou as vacinas do consórcio Covax Facility coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)? É por isso que estamos vivendo coisas como essa nesse momento”, argumentou.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação O deputado federal Paulão (PT)

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação A mineração predatória que a

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

15 de junho de 2021 4:25 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *