27 de agosto de 2021 11:37 por Da Redação
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que, até o último domingo (22), 28.535 pessoas não haviam tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Maceió. O número de faltosos corresponde a 10% de pessoas com a conclusão da imunização atrasada, em relação à quantidade de pessoas que já completaram o prazo para concluir a vacinação.
Diante desse quadro, a Prefeitura de Maceió começa a discutir propostas com representantes dos setores de serviços para garantir a segurança sanitária da população frequentadora de espaços de maior circulação de pessoas.
O objetivo é evitar o surgimento de novas variantes da doença, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid), Claydson Moura. Caso isso ocorra, o prejuízo para os negócios seria inevitável.
“As pessoas devem procurar concluir a vacinação o mais rápido possível. Tomar a segunda dose é fundamental para a contenção das novas variantes, que estão se espalhando pelo país. É importante se vacinar para evitar um novo fechamento da orla, mercados, praias, shoppings, bares e restaurantes. Cada um de nós tem uma responsabilidade imensa, nesse momento, com a preservação da vida, da economia e dos empregos”, alerta Moura.
Dados
Do total de pessoas que não completaram a imunização na data marcada para retorno no cartão de vacinação, 4.435 não concluíram com a vacina Coronavac, 15.810 não compareceram para tomar a segunda dose da Astrazeneca e 8.290 deixaram de ir aos pontos para tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer.
O município chama a atenção para a necessidade de completar a vacinação e a avisa que está organizado, com estrutura disponível para a garantia da imunidade da população, que deve colaborar consultando a data marcada no cartão de vacinação e buscando os pontos de vacinação para tomar a segunda dose. “Todos os pontos fixos dispõem das vacinas Astrazeneca e Pfizer, e a Coronavac está disponível no Shopping Pátio”, reforça o coordenador.