terça-feira 26 de novembro de 2024

Exercício de resgate a vítimas de soterramento acontece em Maceió

Ação simulou o resgate de 12 pessoas que ficaram soterradas após desabamento de prédio

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação

Equipes participaram do adestramento que consistiu no isolamento de algumas ruas do bairro, além da busca e resgate de vítimas | Secom Maceió

Desabamento de um prédio com vítimas fatais, feridos graves e o controle de uma população desesperada em busca de informações. Este foi o cenário de uma operação simulada realizada na manhã desta quinta-feira (4) no bairro do Pinheiro, em Maceió. No exercício, a equipe da Operação Alagoas 2, composta por diversas agências, tiveram a oportunidade de treinar a integração operacional diante de uma situação de emergência.

O simulado ocorreu na escombros dos edifícios Antares e Olímpia, na Rua Jornalista Augusto Vaz Filho. Eles foram demolidos emergencialmente no mês outubro por risco iminente de desabamento.

Para o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, o exercício foi um sucesso. “Nossas equipes puderam atuar numa situação que exigiu tomadas de decisão rápidas, acionamento de equipes de resgate e socorro médico e contou com a logística integrada dos três entes federados”, explicou o coordenador.

Equipes participaram do adestramento que consistiu no isolamento de algumas ruas do bairro, além da busca e resgate de vítimas | Secom Maceió

Equipes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil de Maceió, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); das Secretarias Municipais de Segurança e Convívio Social (Semscs) e de Assistência Social (Semas); da Cruz Vermelha; da Polícia Militar; da Samu; do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo participaram do adestramento que consistiu no isolamento de algumas ruas do bairro, além da busca e resgate de vítimas.

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), tenente coronel Rodrigo de Almeida Paim, destacou que a interação entre as agências participantes resultam no melhor atendimento à população.

“O Exército Brasileiro, através do Comando do Nordeste e do 59º BIMtz, está realizando um exercício de apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar. Esse exercício é vocacionado para ajuda humanitária, onde o protagonismo é dessas duas agências. As capacidades que temos, entre todas as agências, se somam para cooperar nesse exercício”, concluiu.

Equipes participaram do adestramento que consistiu no isolamento de algumas ruas do bairro, além da busca e resgate de vítimas | Secom Maceió

O exercício

A ação considera que na madrugada do dia 1º de novembro foi registrado um tremor de 2,4 graus na escala Richter, com epicentro no bairro do Pinheiro. Após o registro dessa ocorrência, conforme prevê o Plano de Contingência de Maceió, foi constituído o Centro de Operações Interagências, baseado no quartel do Exército, em Maceió.

Após o colapso de uma edificação, foi identificado o número de 12 pessoas soterradas. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram os atendimentos e identificaram quatro feridos em estado leve, outros cinco feridos em estado grave e que três das vítimas morreram.

Após serem resgatadas, as vítimas foram socorridas pelo Samu, e encaminhadas para o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), no bairro do Pinheiro, onde se encontravam seus familiare. Em seguida, todos foram encaminhados para as unidades hospitalares correspondentes.

A Guarda Municipal de Maceió através dos integrantes do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) fizeram a segurança das equipes da Assistência Social e da Cruz Vermelha enquanto os profissionais realizavam o atendimento às vítimas no CAT.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação A mineração predatória que a

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

4 de novembro de 2021 2:17 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *