2 de dezembro de 2021 11:00 por Da Redação
O prefeito de Maceió, JHC, sancionou a lei que institui o Dia Municipal do Sindicalista, a ser comemorado todo dia 17 de julho. O projeto que cria a data para homenagear a classe dos dirigentes classistas em Maceió PE do vereador Dr. Valmir de Melo (PT), a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref).
O Projeto de Lei 430/2021 foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Maceió, dia 20 de outubro. “A criação desta data é muito importante para homenagear os dirigentes na ativa e incentivar a juventude a tomar partido nos sindicatos. Quero agradecer a todos os vereadores, em especial o vereador Dr. Valmir, que atendeu a nossa solicitação; e ao prefeito JHC, que mais uma vez, demonstrou seu respeito pela categoria”, afirmou o presidente do Sindspref, Sidney Lopes.
Data simbólica
De acordo com o diretório estadual do PT em Alagoas, o dia 17 de julho foi escolhido como referência ao movimento da classe trabalhadora durante o ano de 1997, “em que o governo de Divaldo Suruagy desenvolveu uma situação crítica para a sobrevivência dos trabalhadores e das trabalhadoras do serviço público estadual. Em 97, o governo estadual atrasou os salários e a categoria do funcionalismo público estadual chegou a passar fome!”.