sexta-feira 20 de setembro de 2024

Alagoana eleita Miss Brasil 2021 inclui etnia na carteira de identidade

Em Alagoas, integrantes de povos e comunidades tradicionais já podem solicitar a inserção do grupo étnico no novo modelo do RG

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação

Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia, de 20 anos, é da etnia Katokinn e também afrodescendente | Agência Alagoas

Após desembarcar em Alagoas com a faixa do título nacional de Miss Brasil 2021, a indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da  Caravana do Meu RG na Mão em Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena dela na segunda via da carteira de identidade.

Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia, de 20 anos, é da etnia Katokinn e também afrodescendente. Agora, quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional, esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG dela, expedida pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originais de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserido na Carteira de Identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles, pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG.”, explicou Anízio Amorim.

Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia, de 20 anos, é da etnia Katokinn e também afrodescendente | Agência Alagoas

Segundo dados do Governo de Alagoas, atualmente, o estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é de que os integrantes dessas comunidades, a medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.

Durante todo este ano, onde está sendo celebrado o centenário do Instituto de Identificação,  a superintendência do órgão vem investindo na modernização e na ampliação do órgão. Foram criados novos postos de atendimento e estão sendo realizadas várias caravanas, como Meu RG na Mão, Meu Primeiro RG e RG dos Povos Tradicionais para garantir, ao maior número de pessoas, o direito ao serviço de emissão da carteira de identidade em Alagoas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação A mineração predatória que a

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

7 de dezembro de 2021 2:46 por Da Redação Com o objetivo de ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *