31 de janeiro de 2022 9:26 por Da Redação
O professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Radjalma Jackson de Albuquerque Cavalcante faleceu na tarde de hoje (31), aos 79 anos de idade, após uma batalha contra o câncer.
Nascido em Maceió, no dia 20 de agosto de 1942, ele era casado com a professora aposentada do curso de Serviço Social da Ufal Tânia Vasconcelos Cavalcante, pai do jornalista Rodrigo Cavalcante e do professor Felipe Cavalcante.
Radjalma era graduando em Economia pela Ufal. Em 1993, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, defendeu a dissertação de mestrado Obstáculos ao Planejamento Universitário: As Experiências do Modelo Proplan e um Estudo de Casos Sobre a Ufal.Na década de 60, foi um destacado líder estudantil tendo presidido o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal. Na ficha dele, da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops), consta que participou da mesa de abertura do Congresso da Escola de Serviço Social, realizado em Maceió, dos dias 4 a 6 de julho de 1966.
Em setembro, no dia 28, promoveu uma reunião para a criação do DCE Livre com as presenças dos lideres estudantis Pedro Teixeira, José Ferreira de Souza, Cláudio Gama Vieira e Maria Izabel Freira de Carvalho, estudante de Serviço Social do estado da Bahia.
Ainda como presidente do DCE-Ufal, protestou na imprensa contra a censura à peça teatral Liberdade, Liberdade, encenada pelo ator Paulo Autran a convite do DCE.
O professor Radjalma Cavalcante exerceu vários cargos na Universidade Federal de Alagoas, foi pró-reitor de planejamento, diretor de departamento, exerceu também o cargo de delegado do Ministério da Educação (MEC) em Alagoas.
2 Comentários
Grande perda. Radjalma, presente!
Radjalma, grande amigo, grande defensor da liberdade, grande entusiasta e defensor da UFAL. Já aposentadafo da Ufal deixou uma grande lucuna naquela instituição, todos nós colegas sentimos, e agora nos deixa , deixa sua família, missão cumprida!!!!