Trabalhadores do Hospital Sanatório decidiram encerrar a greve na noite dessa quinta-feira, 17, após receberem os salários de novembro, dezembro e de 68% do mês de janeiro. O pagamento havia sido prometido pelo diretor financeiro do hospital, Antônio de Holanda Cavalcante Júnior, na rodada de negociação ocorrida no último dia 9 de fevereiro.
Nessa quinta, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou mais uma audiência telepresencial de conciliação em dissídio coletivo ajuizado pelo hospital contra entidades sindicais que representam diversas categorias de trabalhadores da área de saúde. Uma nova audiência foi agendada para as 11h do dia 25 próximo. A tendência é que o dissídio seja finalizado por conciliação entre as partes.
O encontro desta quinta-feira foi conduzido mais uma vez pelo desembargador vice-presidente e corregedor do TRT/AL, João Leite de Arruda Alencar. Na ocasião, o magistrado chamou atenção para a importância de se procurar solucionar a questão da continuidade dos atrasos salariais e, assim, evitar novos processos na Justiça do Trabalho.
“Estamos intermediando as tratativas entre a Liga Alagoana Contra a Tuberculose (Hospital Sanatório) e a Braskem sobre os valores que essa empresa irá repassar ao hospital a título de indenização pelo afundamento do solo. O ideal é que esse repasse não se destine somente ao pagamento dos passivos trabalhistas, mas que dele também se estipule um montante a ser direcionado ao adimplemento mensal dos salários”, frisou.
Integram o polo passivo do dissídio coletivo de greve os Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), dos Técnicos em Radiologia (Sinstraeal), dos Técnicos, Citotécnicos e Auxiliares de Laboratório de Análises Clínicas e Médicas (Sintecal) e dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde no Estado de Alagoas.