24 de fevereiro de 2022 3:12 por Da Redação
O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral rumo ao Palácio do Planalto com 42% das intenções de voto dos brasileiros, segundo pesquisa Exame/Ideia publicada nesta quinta-feira (24).
Em segundo lugar, vem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 27%. Na sequência estão o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 10%; o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 8%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 2%.
Com menos de 1% das intenções de voto aparecem o deputato federal André Janones (Avante), 0,9%; o senador Rodrigo Pacheco (PSD), 0,8%; o empresário Felipe D’Ávila (Novo), 0,5%; a senadora Simone Tebet (MDB), 0,4%; o senador Alessandro Vieira (Cidadania), com 0,3%; o ex-deputado federal pelo PC do B Aldo Rebelo, atualmente sem partido, com 0,2%; e Leonardo Péricles, líder de movimento social e presidente nacional do partido Unidade Popular, com 0,1%.
Cenário 2
Na simulação feita apenas com os principais candidatos na disputa, Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro mantém os mesmo percentuais do primeiro cenário, 42%, 27%, 10 e 8, respectivamente. Já Doria sobe para 3%; e Eduardo Leite, também do PSDB, alcança 2%; Janones (0,5%); Tebet (0,4%); D´Ávila (0,4%); Alessandro Vieira (0,3%), e Aldo Rebelo (0,1%).
Se comparada com a última pesquisa, publicada há um mês, Bolsonaro cresceu no limite da margem de erro – na época estava com 24% das intenções de voto no primeiro turno -, o que pode indicar um aumento, diz o site da revista Exame.
Mas, Maurício Moura, fundador do IDEIA, reforça que se fizer um paralelo a outros presidentes que tentaram reeleição o atual ocupante do Palácio Planalto está em situação pior.
“Os indicadores de Bolsonaro continuam piores comparados aos pares que tentaram reeleição, como a avaliação de governo, que melhorou um pouco, e a intenção de voto espontânea. Vale ressaltar que a gente vê indicadores de rejeição muito altos”, afirma o fundador do IDEIA.
Lula vence todos no segundo turno
Se houver segundo turno, Lula vence todos os candidatos, indicam as simulações feitas pelo instituto Exame/Idea.
Contra Bolsonaro, o placar seria 49% contra 35%. Bolsonaro venceria em uma única situação: se o segundo turno fosse com João Doria. Nesse caso, o presidente teria 32% e o governador de São Paulo, 29%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Exame/Ideia foi feita por telefone, entre os dias 18 e 22 de fevereiro.
Foram entrevistadas 1.500 pessoas.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Página da CUT