25 de fevereiro de 2022 8:29 por Da Redação
O aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai) Mikael Ribeiro Simões, de 20 anos, será um dos representantes brasileiros na WorldsKills 2022, a maior competição de educação profissionalizante do mundo, que neste ano acontece em Shanghai, na China, de 12 a 17 de outubro.
O anúncio ocorreu na tarde desta sexta-feira, 25, durante a cerimônia de encerramento das seletivas nacionais realizadas em Palmas-TO. O resultado foi recebido com muita emoção por Mikael, que ganhou o ouro na ocupação Soluções de Software para Negócios.
Apoiado pela treinadora, a analista de sistemas do Senai/AL, Leyla Santos, Mikael descreveu o que sentiu. “É uma sensação inigualável! De dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena! Felicidade é o sentimento que mais descreve o que senti e o que sinto agora”, disse ele.
Em Maceió, a equipe do Senai Poço, que acompanhou a festa de encerramento ao vivo, vibrou com o resultado. A gerente de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy, também estava na torcida. “A gente se emociona junto, porque é um trabalho que tem uma dedicação dele e um empenho muito forte da equipe do Senai/AL. Este resultado comprova, cada vez mais, a excelência da educação Senai em Alagoas. Mikael é um case de sucesso! Nosso aluno desde o ensino médio, além de estagiário e competidor pelo Senai. Sou puro orgulho!”, disse ela.
É por todo esse apoio que o ex-aluno da Escola Sesi Senai Benedito Bentes – onde teve o primeiro contato com a profissão escolhida – está confiante para o desafio na China. “Creio que, tendo em vista todo o esforço e o suor derramado para essa conquista [na seletiva nacional], sim, eu me sinto preparado para enfrentar qualquer desafio que vier em Shangai, principalmente, porque não estarei sozinho. Estarei com o apoio da minha família, amigos, e toda a estrutura do Senai”, conclui.
Além de Mikael e Leyla, o colaborador do Senai/AL, analista de sistemas Marcelo Strehl, participou da seletiva como delegado técnico de Alagoas e avaliador líder na ocupação Tecnologias Web.
Preparação
O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, explica que o processo de treinamento para o desafio internacional começa em abril e segue até a competição. O treinamento será realizado nas dependências do Senai Poço, em Maceió, e contará com a participação de toda a equipe de treinadores nacionais da ocupação, sob coordenação do Departamento Nacional do Senai.
WorldSkills
A WorldSkills reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, que disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Ela acontece a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2019, na cidade russa de Kazan, com a participação de mais de 1.300 competidores de 63 países em 56 modalidades.
Fonte: Assessoria