9 de março de 2022 12:57 por Da Redação
O grupo de trabalho integrado para solucionar os problemas de vazão da água do Canal da Levada voltou a se reunir, nesta terça-feira (08), na Prefeitura de Maceió. A equipe é formada por representantes das Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Infratestrutura (Seminfra), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Convívio Social (Semscs) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
O objetivo do grupo de trabalho é realizar uma ação definitiva que possa evitar que o canal transborde, causando problemas à população da região. O canal da Levada fica obstruído pelo assoreamento e pelos resíduos sólidos jogados de forma irregular no local. Quando chove, sem possibilidade de vazão da água, o lixo e a lama são levados pelas ruas do bairro e chegam até o Mercado da Produção.
Durante o encontro, o titular da Semtabes, Carlos Ronalsa, que convocou a medida de integração entre as secretarias, apresentou o material registrado durante visita feita ao canal da Levada, em 22 de fevereiro.
“Pela quantidade de pontes que foram instaladas na extensão do canal, o trabalho de remoção de lama e resíduos fica prejudicado. Mas precisamos criar uma ação paliativa para, pelo menos, passarmos pela quadra chuvosa. Em contrapartida, também iremos continuar com o grupo de trabalho para chegarmos a uma solução definitiva para o canal”, explicou Ronalsa.
Em 2021, a Sudes já havia realizado um grande mutirão de limpeza do canal. O que possibilitou que o nível de água não transbordasse. A proposta para a proximidade da quadra chuvosa é realizar uma ação aos moldes do que ocorreu ano passado.
“A nossa ideia é juntar forças, trabalhar em conjunto da Semtabes e da Sudes e fazer a limpeza do canal e das galerias do entorno do Mercado da Produção. Preparar uma drenagem de forma emergencial para evitar os problemas da quadra chuvosa”, ressaltou o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão, que integra a equipe de trabalho.
Também participaram do encontro a secretária adjunta da Sedet, Cheila Belarmino, o secretário adjunto da Semscs, Alex Sandro, o diretor de Abastecimento da Semtabes, Nivaldo Lessa, e demais representantes das secretarias municipais do Convívio Social e Desenvolvimento Territorial.
Fonte: Assessoria