19 de março de 2022 12:40 por Redação
Do alto de seus 63 anos de história em defesa da democracia e da liberdade de expressão, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) deu mais uma prova de que continua firme na trincheira da luta contra as ações que visam intimidar os profissionais da imprensa. Na manhã desta sexta-feira, 17, uma delegação de jornalistas e dirigentes sindicais, incluindo representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), foi até a Câmara Municipal de Murici, município a 46 quilômetros da capital alagoana, onde protocolou ofício exigindo respeito aos profissionais e ao trabalho da imprensa.
No mesmo documento, o Sindjornal, representado por seu vice-presidente, jornalista Thiago Correia, pediu a abertura de processo de cassação do mandato do vereador Abimael Pessoa (PSDB), por falta de decoro parlamentar. Réu numa ação judicial de pensão alimentícia, o vereador agrediu o jornalista Ivan Nunes, do blog A Palavra, que, no cumprimento de sua função de informar, publicou essa informação.
Insatisfeito com a divulgação do processo, e de que, ao ser procurado por um oficial de Justiça, fugiu para não assinar a notificação, Abimael reagiu com ofensas a Ivan Nunes, em vídeo de interesse pessoal produzido dentro da Câmara de Vereadores.
O Sindjornal entende que o vereador Abimael Pessoa, em pleno exercício da atividade, desrespeitou o parlamento, desferindo ofensas e usando termos de baixo calão a um profissional de comunicação. Uma postura absolutamente inadequada ao ambiente Legislativo Municipal.
A delegação de jornalistas foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Fausto Batista, que se comprometeu em encaminhar a representação do Sindjornal e da Fenaj conforme as normas da Casa e a legislação vigente.
O ofício foi protocolado na secretaria da Câmara, lido em plenário, durante a sessão, e encaminhado à assessoria jurídica.
“Esse blog aqui, A Palavra, não vale *, não vale *, […] Bota aí na tua matéria, jumento, sem mãe. Bota na tua matéria […], eu não estou falando palavrão, eu estou falando verdades. […] Eu sou um vereador, representante do povo, eleito democraticamente com 703 votos, seu idiota, babaca, Ivan Nunes”, foram algumas das falas do vereador Abimael, no vídeo que divulgou, no último dia 10, em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, para atingir o jornalista Ivan Nunes, usando termos baixos e tentando ridicularizar o profissional.
Toda a classe de jornalistas e comunicadores se sentiu atingida pela ação do vereador muriciense, e buscou no Sindjornal e na Fenaj o apoio para cobrar respeito aos profissionais e à atividade da Imprensa alagoana.
“Merecemos respeito, principalmente!” – reagiu o jornalista e blogueiro Felipe Camelo, que se mobilizou em defesa de Ivan Nunes. “Não toleramos nenhuma prática que venha a ferir a liberdade de imprensa”, completou a jornalista Valdice Gomes, dirigente da Fenaj, que acompanhou a delegação que foi a Murici.
Além de repudiar a postura do vereador Abimael, os jornalistas expuseram uma faixa exigindo respeito à liberdade de imprensa e aos jornalistas.