8 de abril de 2022 12:00 por Da Redação
A prefeita se chama Silvana Cavalcante, mas, segundo palavras da secretária de Educação do município, reproduzidas em reportagem da Folha de S. Paulo, “aqui em Flexeiras o forte mesmo é o Arthur Lira”. A relação de Silvana com a família é antiga, começa pela amizade com o pai do presidente da Câmara dos Deputados, o hoje prefeito de Barra de São Miguel, ex-senador Benedito de Lira.
Uma amizade tão forte que a Prefeitura de Flexeiras recebeu R$ 1,8 milhões para compras de kits de robótica. Segundo a Folha revelou, o município é um dos sete de Alagoas que já receberam, juntos, R$ 26 milhões de recursos do Ministério da Educação (MEC) para compra de kits de robótica, apesar das graves deficiências na oferta escolar.
A secretária Maria José Gomes confirmou que, para se habilitar a receber os recursos, a prefeitura contou com a consultoria de uma assessora parlamentar municipal ligada ao vereador João Catunda. Aliado de Lira, ele é filho do dono da empresa que forneceu os kits. Essa consultora teria colaborado nos trâmites burocráticos para a liberação dos recursos.
O controle do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é do Centrão, que é liderado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Ambos dominam o PP e exercem total controle do governo Bolsonaro.
A casa caiu
Flexeiras é um caso particular em Alagoas. Desde 1983, a família da prefeita Silvana Cavalcante se reveza na administração municipal, sendo este o quinto mandato do clã. A reprodução do domínio político tem essas características.
Entre os políticos alagoanos que conhecem as práticas do deputado Arthur Lira, os aliados estão apreensivos e os adversários comentam que a casa caiu. Seria impossível executar tamanho desvio de finalidades dos recursos públicos sem deixar as respectivas digitais.
Segundo as denúncias, as ligações políticas da empresa Megalic com as prefeituras na montagem das operações para se beneficiar dos recursos do FNDE teriam total controle do deputado Arthur Lira.
A Megalic é a empresa-mãe do sistema do deputado na área do FNDE. O vereador João Catunda é um aliado do grupo é vereador de primeiro mandato, e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Maceió.