13 de abril de 2022 10:16 por Da Redação
O senador Rodrigo Cunha (UB) tem declarado que não vai apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pela reeleição. Na contramão do que fala, o palanque de Cunha é formado, majoritariamente, por apoiadores do presidente da República. Ele também tem votado conforme os interesses do Palácio do Planalto, como o “não” à CPI para investigar a ingerência de pastores evangélicos sobre recursos do Ministério da Educação (MEC).
Apesar de ter se desfiliado do PSDB recentemente, Cunha ainda tenta controlar a sigla, de forma remota. Numa jogada ensaiada com o deputado federal Arthur Lira (PP), tenta o artifício de filiar a deputada estadual Jó Pereira ao tucanato. A deputada estadual saiu do MDB no final do prazo da janela partidária.
“Meu palanque será do candidato da terceira via. Essa é a minha linha política. O palanque do presidente Bolsonaro será outro, alinhado com o grupo político do [senador Fernando]Collor [PTB]”, declarou Cunha.
A quem o senador Rodrigo Cunha pretende enganar, se o fundo eleitoral do União Brasil é milionário e vai ser controlado por Arthur Lira? O PP, partido do atual presidente da Câmara, também dispõe de fundo eleitoral milionário.
Arthur Lira é parceiro do senador e ministro Ciro Nogueira (PP-PI), participante do maior butim já realizado no Orçamento da União, algo em torno R$ 16,9 bilhões. Esses recursos têm sido enviados para obras nas bases eleitorais dos congressistas em troca de apoio político, sem qualquer mecanismo de transparência.
Qual será o papel desempenhado por Rodrigo Cunha nesse momento da campanha é uma pergunta que merece resposta clara. Nesse meio não há espaço para ingênuos.
É fácil entender o xadrez: o tempo de televisão é do Arthur Lira, o dinheiro que vai irrigar a campanha são milhões pertencentes aos fundos eleitorais dos partidos controlados por Lira, os prefeitos, deputados, vereadores são aliados e “sócios” nas emendas secretas de Arthur Lira.
Rodrigo Cunha anuncia que vai apoiar a “Terceira Via”, na largada. A quem o senador pensa que vai enganar? Lira e Bolsonaro ou o eleitor?
A Terceira Via
A Terceira Via em Alagoas tem uma candidatura anunciada, que é do jornalista Régis Cavalcante (Cidadania), partido federado com o PSDB. Logo, a aliança que o senador Rodrigo Cunha vislumbrou com o deputado Arthur e achava certa não se concretizou.
Régis Cavalcante tem se movimentado nos bastidores e em suas redes sociais e vem gravando vídeos, iniciando a sua pré-campanha.