16 de abril de 2022 11:11 por Da Redação
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) lançou o historiador Cícero Albuquerque (Psol), 57 anos, como candidato a governador de Alagoas. A coligação é formada por PCB , UP ( Unidade Popular) e Rede Sustentabilidade.
Albuquerque é natural de Atalaia (AL), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), graduado em História, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
É um conhecido militante de esquerda de formação católica que já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tem atuado como professor e, como militante político, lutou na defesa da reforma agrária e da agricultura familiar.
A jornalista Lenilda Luna (UP) deve ser a vice na chapa e o candidato a senador será o agrônomo Mário Agra.
A composição da chapa reúne partidos de esquerda “puro sangue”.
“Estamos trabalhando dentro do princípio de conformação de um campo democrático popular, buscamos reunir organizações partidárias e sociais progressistas e de esquerda que atuem desde a formulação do programa de governo, à apresentação e defesa pública das propostas e da candidatura. Nossa candidaturaa é programática, centrada na defesa de políticas diretas de melhoria da vida do nosso povo, de desenvolvimento sustentável, de criação e ampliação dos atuais instrumentos de participação social”.
Governador Tampão
O Psol decidiu apresentar o nome de Cícero Albuquerque para participar das discussões a respeito da eleição indireta do governador de Alagoas que substituirá Renan Filho, que deixou o cargo no dia 2 de abril para concorrer ao Senado Federal.
A inscrição de Cícero Albuquerque “é um direito assegurado em lei e, mais que isso, é uma necessidade política discutir que tipo de governador poderá emergir da Assembleia Legislativa de Alagoas. “A sociedade saberá qual será a nossa política, o que pensamos sobre Alagoas”, declarou Cicero Albuquerque.