19 de abril de 2022 12:00 por Da Redação
As atenções políticas em Alagoas nesta terça-feira, 19, se voltam para o ato de registro da candidatura do deputado Paulo Dantas (MDB), a governador do estado. Ele é o nome mais cotado para concluir o mandato do ex-governador Renan Filho (MDB), que se licenciou para disputar o cargo de senador da República.
Segundo sua assessoria, Paulo Dantas estará na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) às 10h, para protocolar o registro de seu nome na eleição indireta em que os deputados estaduais escolherão o novo governador.
Para marcar o momento, além dos deputados que o apoiam, Dantas convidou prefeitos, vereadores e todos os aliados. Será, como revelam apoiadores do deputado, um grande ato político, uma demonstração de força e prestígio.
A eleição indireta está marcada para o dia 2 próximo.
O nome aprovado pelo Legislativo ficará no cargo por 8 meses, ou seja, de maio a dezembro. Se eleito governador-tampão, Paulo Dantas pode concorrer à reeleição, ou seja, será candidato a governador na eleição de outubro.
Também hoje, deverá ser oficializada a candidatura a governador-tampão do deputado estadual Davi Maia, da bancada de oposição ao grupo de apoio a Paulo Dantas. Segundo assessores, o parlamentar deve registrar seu nome logo após a sessão ordinária do Legislativo estadual.
O professor Cícero Albuquerque (PV) ainda não anunciou quando fará o registro de sua candidatura.
Indiretas
As eleições indiretas para governador e vice-governador foram convocadas por meio do edital publicado pelo Legislativo. Os cargos ficaram vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no dia 2 deste mês, e de seu vice, Luciano Barbosa, que deixou a função em 2021, para tomar posse como prefeito do município de Arapiraca.
O voto de cada deputado será nominal, e aberto. Eles escolherão primeiro o nome para governador, e em seguida para vice-governador. A norma exige maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados.
1 Comentário
Triste bela terra amada… que políticos! Que herança da gota!