25 de maio de 2022 1:35 por Redação
O embate político-eleitoral entre o deputado Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB) começa a ganhar contornos mais graves, com registro de agressões verbais. Circula nas redes sociais e grupos de whatsaap um vídeo no qual o deputado Arthur, presidente da Câmara Federal, chama Renan Calheiros de “cachorro sem dente”.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 23, em São Miguel dos Campos, em entrevista na qual Arthur Lira contesta críticas do senador Renan à compra de compactadores de lixo pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), e distribuídos com prefeitos alagoanos.
“Todos os prefeitos viviam amordaçados pelo Ministério Público com os lixões a céu aberto. Todos eles se associaram em consórcio, e a Codevasf e a bancada federal teve a ideia de trazer para Alagoas compactadores de lixo, comprado no maior critério de lisura. As últimas compras da Codevasf no ano passado foram a 470 mil reais o caminhão” – disse o deputado federal.
O parlamentar estaria reagindo à postagem do senador Renan, em seu Instagram, na qual afirma que o presidente da República, Jair Bolsanaro, e Arthur Lira foram “descobertos em novo esquema de corrupção em compras superfaturadas de caminhões de lixo”.
Na postagem, o senador afirma ainda que a compra dos compactadores “é mais um lixo podre e fétido que vem do orçamento secreto, no qual chafurda seu projeto de poder. #corrupção, #bolsolãodolixo”.
A reação de Arthur Lira veio em seguida, quando o deputado acusou Renan Calheiros de prender recursos federais destinados aos municípios da Região Metropolitana (Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Messias, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Paripueira).
Veja o vídeo em que Arthur Lira reage:
Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, esses municípios ficaram sem R$ 1 bilhão, valor que teria sido retido pelo então governador do estado, Renan Filho (MDB).“O senador de Alagoas, cachorro sem dente, que se aproveita da miséria do povo alagoano, que segura os recursos de 13 municípios da Região Metropolitana. Devolva 1 bilhão de reais dos municípios da região metropolitana – por que sem esses recursos ele [Renan Filho] não teria feito nada em Alagoas” – afirmou Arthur Lira.
Os recursos a que o deputado se refere são verbas referentes à venda dos serviços da Casal à empresa BRK – R$ 1 bilhão – valor bloqueado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por força de uma ação movida pela Prefeitura de Maceió. O município entende que tem direito a esse dinheiro.
Considerando a reação do deputado Arthur Lira, é possível supor que a temperatura será alta nesta campanha eleitoral.