25 de maio de 2022 8:29 por Da Redação
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) monitora a ocorrências das chuvas em todo o Estado, emitindo alertas meteorológico e hidrológico. Segundo o chefe da Sala de Alerta, Henrique Mendonça, nas últimas 24 horas a média de chuvas foi entre 150 mm a 200 mm, principalmente nas regiões da Zona da Mata e Litoral.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que haverá chuva em volume superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Nesta quarta-feira, 25, revela o Instituto, Maceió lidera no ranking da chuva, sendo a capital com o maior acumulado.
A previsão é que temporais irão até domingo, 28, com chuva caindo forte no Nordeste. Os ventos que formam corredores de umidade estão despejando toda a água que carregam sob o litoral nordestino. Vários municípios alagoanos, além de Maceió, estão sofrendo com as enchentes.
Nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva foram registrados em Feliz Deserto, que chegaram a 200 mm, e em Paripueira, com 170mm. Em Maceió, na parte alta da cidade, foram registrados 110mm, a exemplo do Tabuleiro do Martins, e 120mm na parte baixa, entre os bairros do Trapiche da Barra e Centro.
Segundo o governo, as situações mais preocupantes são nos municípios de Feliz Deserto, onde o nível do rio está muito acima da capacidade e já tem várias ruas alagadas e famílias desabrigadas, e Penedo, onde houve registro de desabamentos com quatro vítimas.
Neste município, onde a Prefeitura decretou estado de calamidade pública, da noite de ontem (terça-feira, 24) até hoje a média máxima foi de 260 milímetros (mm), quantidade que corresponde a 260 litros de água por metro quadrado. O maior índice anteriormente registrado foi de 200 mm, no ano de 1945.
O governo já adotou várias providências para enfrentar a situação. Todo o sistema de Corpo de Bombeiros entrou em estado de alerta. São 134 militares e 34 viaturas a postos, em regime de prontidão. O coordenador da Assessoria Militar do governo, coronel André Madeiro, informa que foi elaborado um Plano de Chamada, com a suspensão de todas as folgas do militares.
Em Maceió, na manhã desta quarta-feira, 25, no bairro da Pitanguinha, um idoso foi arrastado para um bueiro, por quase 150 metros. O homem foi socorrido com vida.
“Desde as primeiras horas do dia, o Corpo de Bombeiros tem atuado nas localidades em que ocorreram alagamentos e em alguns locais onde houve desabamentos, a exemplo de Penedo, e recentemente no bairro da Pitanguinha , em Maceió.
Fora isso, a Defesa Civil do Estado, em conjunto com a Defesa Civil dos municípios alagoanos, está dando total assistência e o governador Paulo Dantas pediu empenho para que a gente entrasse em contato com cada prefeito para que nenhum município ficasse desassistido”, disse André Madeiro.
Em relação ao alerta hidrológico, as situações mais preocupantes são em relação aos rios Jacuípe e Mundaú, na Zona da Mata, que estão cheios, mas estão estáveis.