sexta-feira 10 de janeiro de 2025

Obesidade infantil: saiba como identificar os sintomas e qual é o tratamento

No Brasil, estima-se que a doença afete 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos
Divulgação

A obesidade é um problema de saúde pública prevalente em todas as faixas etárias, no entanto, tem crescido de maneira expressiva na população infantil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e que 3,1 milhões já evoluíram para obesidade, o que pode acarretar no aparecimento precoce de outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, hipertensão, entre outras.

Segundo Priscilla Alves, endocrinologista e professora da Unit/AL, quando uma criança tem suspeita de obesidade, a primeira coisa que se deve fazer é procurar o pediatra, para que ele avalie o peso e a altura e coloque na Curva de Crescimento da OMS, pois a partir dela, é que o diagnóstico do paciente pode ser confirmado ou não.

“Com o diagnóstico confirmado, os responsáveis devem procurar um nutricionista e um endocrinologista. O nutricionista, para fazer o ajuste da dieta da criança e o endocrinologista para avaliar o perfil metabólico do paciente e se ele já pode iniciar a atividade física”, explica Priscilla.

Como buscar uma alimentação saudável para a criança?

Alyne Araújo, nutricionista e preceptora do curso de Nutrição da Unit/AL, ressalta que os hábitos alimentares são construídos desde o período gestacional e se estendem aos primeiros anos de vida. O reflexo desse período continua por toda a vida, mas podem ser modificados. Preferencialmente, os hábitos alimentares saudáveis devem ser adotados por toda a família, já que nos primeiros anos de vida as crianças tendem a “reproduzir” aquilo que vivenciam.

Segundo a preceptora, as principais dificuldades encontradas nessa mudança de hábito alimentar é o consumo de lanches rápidos (tipo fast foods) pois são altamente palatáveis, ricos em gorduras, açúcares e sódio, além de serem práticos, o que para muitos pais torna-se uma opção mais fácil e geralmente são acompanhados de “brindes”, chamando a atenção do público infantil.

“O ideal é que essas mudanças sejam feitas aos poucos, mas com constância. Que tal ao invés de pipoca de micro-ondas, fazer a tradicional pipoca caseira de milho; ao invés de hambúrguer industrializado, fazer um caseiro com carne moída e temperos naturais; ao invés de refrigerante fazer suco da fruta ou polpa. São pequenas mudanças, que incorporadas à rotina, contribuirão para melhor qualidade de vida”, orienta.

Como evitar a obesidade infantil?

Segundo a endocrinologista, as atitudes que podem ser tomadas são: Controlar o tempo de tela, tanto na televisão, quanto no celular. Isso deve ser controlado porque está diretamente relacionado com a obesidade infantil, reforça. Outra atitude simples é controlar a ingestão de carboidratos simples. “Danone, bolachas, chocolates, quanto mais tarde for ofertado para criança, melhor”, exemplifica. Por fim, a médica diz que a criança deve ter um estímulo para brincar com atividades que levem ao aumento do gasto metabólico.

Já para a nutricionista, as principais dicas são: aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, usando formas criativas de inseri-los nas refeições, assim como reduzir o consumo de doces, guloseimas, refrigerantes, salgadinhos e frituras em geral, “pois são classificados como alimentos ultra processados, os quais devido sua composição nutricional inadequada, contribuem para o incremento de excesso de peso nesse público”, ressalta.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *