30 de junho de 2022 4:31 por Da Redação
A Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Maragogi promoveu, nesta quinta-feira (30), no auditório do Hotel Praia Dourada, o I Fórum Região Norte, com o tema: “A pessoa idosa como um ser de prioridade na sociedade atual: Desafios para o governo, a família e a sociedade”. A ação teve como intuito criar um espaço de informação referente às políticas públicas e propor atividades de promoção e garantia dos direitos das pessoas idosas.
O I Fórum Região Norte é mais um avanço no diálogo sobre oportunidades e desafios relacionados à pessoa idosa. Em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), o encontro tem como objetivo provocar as autoridades de forma positiva, para que tenham um olhar mais sensível à causa da pessoa idosa, além de fomentar ações relacionadas ao bem-estar, envelhecimento ativo e saudável de todos.
Atualmente, o município de Maragogi conta com um trabalho eficiente voltado a esse público, que visa garantir, cada vez mais, uma velhice plena e feliz para todos os idosos maragogienses. O evento incluiu palestras, networking, e escuta atenta das expectativas e reivindicações dos idosos participantes.
Presente na cerimônia, o prefeito Fernando Sérgio Lira falou sobre a importância do Fórum. “O evento é um avanço para a promoção da cidadania, dos direitos e valorização da pessoa idosa. O intuito aqui é refletir o que estamos fazendo e o que podemos fazer. O I Fórum Região Norte da Pessoa Idosa é um passo importante para propor mais ações coordenadas de proteção e assistência aos idosos no município”, ressaltou o prefeito.
Projetos
A coordenadora municipal dos Direitos do Idoso de Maragogi, Simone de Paula, agradeceu a presença e participação de todos. “Além das questões relacionadas à segurança e prioridade na sociedade atual, a iniciativa também buscou discutir os serviços já ofertados à pessoa idosa pela Coordenadoria e como aprimorá-los cada vez mais. Após o momento de diálogo, foram discutidos os projetos apresentados no fórum”, explicou a coordenadora.
O evento ainda contou com a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Dr. Antônio Costa, da presidente do Conselho Estadual dos Idosos de Alagoas, Maria Betânia Jatobá de Almeida e da Miss Brasil Terceira Idade, Marilice Carrer, que veio de Porto Alegre/ RS. Marilice trouxe o projeto Divas da Alegria que trabalha a autoestima das mulheres idosas. Em breve, será lançado o projeto Miss Maragogi da Terceira Idade, sugerido pelo prefeito Fernando Sérgio Lira. Por fim, houve a entrega dos certificados para a Patrulha Amiga da Pessoa Idosa. Os guardas municipais passaram por uma capacitação e também receberam o distintivo para colocar nos seus fardamentos.
Fonte: Assessoria