11 de julho de 2022 11:51 por Da Redação
O Incra e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mantêm uma parceria que garante o curso de bacharelado em Agroecologia a pessoas inseridas no contexto rural. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), mantido pelo Incra e executado em parceria com instituições de ensino.
Atualmente, 45 alunos do campo integram a turma, incluindo assentados da reforma agrária e quilombolas. O curso é o primeiro bacharelado em Agroecologia do Pronera no Brasil. Também é o primeiro curso da Ufal pelo programa e a primeira graduação direcionada à população do campo em Alagoas.
A aula inaugural do curso ocorreu em dezembro de 2018. Em razão da pandemia, o calendário atrasou, mas foram mantidas algumas atividades complementares e disciplinas, de modo online ou híbrido. O curso tem duração de 4.140 horas. Dos 10 períodos letivos, quatro foram concluídos.
Em abril deste ano, o superintendente do Incra, César Lira, e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, renovaram a parceria para a continuidade do curso de Agroecologia. Pelo termo, o Incra vai repassar R$ 342 mil à Ufal neste ano. Até o final de 2024, a autarquia deve investir aproximadamente R$ 940 mil.
Os valores serão destinados à estrutura e logística do curso, como auxílio financeiro aos estudantes, aos professores, alojamento e alimentação.