27 de julho de 2022 9:23 por Redação
Se os números da pesquisa Ibrape/Cada Minuto, divulgada hoje (26), se refletirem nas urnas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) disputará o segundo turno com o senador Fernando Collor (PROS).
Essa disputa, além de nacionalizada pela presença de Collor de um lado e de Renan Calheiros do outro, promete ser polarizada. Paulo Dantas tema seu favor o apoio dos Calheiros, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor e da maioria dos deputados estaduais alagoanos.
A entrada do engenheiro Ronaldo Lessa (PDT) na chapa de Dantas garante o caráter de centro-esquerda e amplia no espectro ideológico a disputa nacional entre Lula e Bolsonaro.
Collor mesmo tendo crescido nas pesquisas – foi o que mais cresceu –, tem contra ele a maior rejeição entre todos os candidatos. O cenário que está sendo montado é de intensa disputa entre dois grupos bolsonaristas para ir ao segundo turno, o de Fernando Collor e de Rodrigo Cunha/Arthur Lira.
No segundo turno, segundo a pesquisa, Paulo Dantas vence em todos os cenários. Contra Collor, por 42% a 32%; sobre Rodrigo Cunha abre vantagem de 20 pontos: 43% a 23%; e se o adversário for Rui Palmeira, Dantas vence por 47% a 14%. Mas, se o segundo turno for entre Collor e Rodrigo, o ex-presidente vence por 35% a 25%.