1 de agosto de 2022 4:36 por Redação
O presidente do Cidadania em Alagoas, jornalista e professor Régis Cavalcante, reagiu ao apoio do PSDB à candidatura de Rodrigo Cunha (União Brasil) para governador do estado. O motivo é a bênção do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, à chapa que terá a deputado estadual Jó Pereira (PSDB) como vice.
O apoio foi selado no último sábado (3), durante convenção do União Brasil, em Maceió. Nacionalmente, PSDB e Cidadania formam uma Federação Partidária, mas, no âmbito local, a harmonia foi quebrada com a articulação de Lira, líder do bloco político conhecido como Centrão e cabeça do escândalo chamado de “orçamento secreto”.
“A instituição da Federação entre partidos foi uma iniciativa importante e necessária para dotar o sistema político-partidário de maior racionalidade, ao possibilitar a diminuição de partidos e de “agendas partidárias”, tornando mais acessível aos eleitores a lógica do sistema de representação política, fundamento do sistema democrático de governo”, declarou Régis, em nota oficial nas redes.
O escândalo do orçamento secreto, diz o líder do Cidadania em Alagoas, acaba por desmoralizar este sistema. “A par dessa necessária inovação, veio uma outra, que finalmente ‘legalizou’ o mensalão – que teve início nos governos Lula – o, assim chamado, orçamento secreto, que tende a destruir os partidos ao tornar seus parlamentares correias de transmissão de um processo ativo de corrupção e desvio de dinheiro público, como vimos agora no escândalo da Codevasf, no Maranhão, sob a coordenação do presidentes da Câmara e do Senado”.
Por fim, Cavalcante reforça que não apoia a aliança com o candidato de Arthur Lira ao governo. “Aqui em Alagoas, lar do coordenador do Orçamento Secreto, o deputado Arthur Lira, percebemos o poder dessa ilegalidade e da forma maquiavélica de sufocar os partidos. O Cidadania não apoia o candidato do Centrão e deixamos bem claro na ata convenção”, conclui.
Derrotado na convenção partidária, Régis Cavalcante, que lutou para ser o candidato ao governo da Federação PSDB/Cidadania, agora se lança como candidato a deputado federal.
Veja o anúncio: