sábado 23 de novembro de 2024

Comparada ao boxe, disputa entre Lira e Renan está na categoria peso-pesado

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação

Arthur Lira está no ringue para manter prestígio e renovar mandato como presidente da Câmara dos Deputados | Reprodução

A data das eleições se aproxima e a temperatura política em Alagoas tem subido além do esperado, com embates em dois campos.

O primeiro é a batalha dos candidatos para conquistar votos e alcançar boa pontuação nas pesquisas de opinião. O segundo, as disputas travadas entre os dois principais caciques, o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP).

Se as eleições fossem uma disputa de boxe (pugilismo), a categoria seria peso-pesado, com os dois combatendo em cada round pela hegemonia política em Alagoas. E mais, sem perder de vista a cena nacional, onde também têm interesses!

O deputado Arthur Lira quer renovar o mandato, o que conseguirá sem maiores dificuldades, e se reeleger presidente da Câmara dos Deputados. Seu campo tornou-se mais apertado com a derrocada de seu candidato ao governo estadual, senador Rodrigo Cunha (UB).

Desde a entrada do senador Fernando Collor (PTB) na disputa, o candidato de Lira vem sofrendo revezes. Passou de primeiro para terceiro colocado nas pesquisas de opinião, e não dá sinais de que pode reverter esse cenário.

Renan Calheiros quer fortalecer prestígio no Congresso Nacional, voltando à presidência do Senado em caso de vitória de Lula | Reprodução

Pesos pesados

Já Renan Calheiros, um dos cardeais do Congresso Nacional, luta para levar um aliado ao governo de Alagoas para, em Brasília, se Lula for eleito presidente da República, assumir o papel de líder do Governo no Senado.

Seu candidato ao governo alagoano, Paulo Dantas (MDB), que busca a reeleição, é o primeiro colocado nas últimas cinco pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Principal adversário de Arthur Lira e de Jair Bolsonaro, Renan fez as eleições em Alagoas ganharem importância nacional.

Políticos de perfis distintos, Arthur Lira e Renan Calheiros necessitam de vitórias em suas bases. Esse é o cartão exigido para quem se apresenta à cúpula do Poder. Derrota na base significa redução de prestigio em nível nacional.

As diferenças

O que diferencia Arthur Lira e Renan Calheiros na ação política são os compromissos programáticos. Enquanto Arthur Lira trabalha para destruir políticas publicas, desviando recursos destinados à educação, saúde e ciência e tecnologia, para ratear entre os parlamentares e se sustentar no Poder, o senador Renan defende a estruturação delas em todos os níveis.

Optando por ser operador do Orçamento Secreto, Lira defende a venda das estatais para os bancos e o mercado financeiro. Por seu lado, o senador Renan votou contra a flexibilização da legislação trabalhista, defende a educação pública universal e o Sistema Único de Saúde (SUS), a democracia e a Constituição Federal como guardiã da República.

Ao eleitor alagoano cabe analisar compromissos e a prática política dos candidatos, para definir quem deve vencer a disputa.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação A mineração predatória que a

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

14 de agosto de 2022 3:19 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *