25 de agosto de 2022 1:09 por Da Redação
Leonardo Péricles, candidato à presidência da República pela Unidade Popular (UP), virá à Maceió na sexta-feira (2) para apresentar as propostas do programa de governo. Ele vai conceder entrevistas pela manhã, almoçar com apoiadores e no final da tarde participa de um comício relâmpago no Centro de Maceió.
O candidato à presidência da Unidade Popular é mineiro, negro, tem 40 anos, casado, pai, morador de ocupação e tem como principais bandeiras o combate às desigualdes sociais, redistribuição de renda, taxação das grandes fortunas, auditoria cidadã da dívida pública, a luta por moradia popular digna, o combate ao racismo, entre outras reinvindicações históricas dos movimentos sociais.
A Unidade Popular, partido fundado em dezembro de 2019, se destaca por alguns marcadores sociais, entre eles, ser a sigla com mais mulheres candidatas, representando 68,33% das candidaturas. Também é um partido formado por trabalhadores e trabalhadoras, moradores das periferias e, na maioria, pretos e pretas.
Por essa formação, a Unidade Popular tem compromisso com a defesa das camadas mais empobrecidas da população. Recentemente, Leonardo Péricles defendeu que o Auxílio Brasil deve ser aumentado, de R$ 600 para dois salários mínimos, o que seria em torno de R$ 2.424, que deve ser direcionado às famílias de baixa renda e em situação de desemprego.
A vice da chapa de Leonardo Péricles é Samara Martins, dirigente da UP do Rio Grande do Norte. Samara é dentista do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende as comunidades periféricas de Natal. Ela deve vir à Alagoas ainda em setembro para cumprir agenda como candidata, acompanhando as candidaturas de Alagoas, que são: Lenilda Luna, candidata a deputada federal, Vânia Gomes e Deraldo Francisco, candidatos à Assembléia Legislativa.
Fonte: Assessoria