sexta-feira 22 de novembro de 2024

Com discurso ideológico e sem propostas reais, Cícero Albuquerque perde espaço na campanha eleitoral

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação

Cícero diz que sua candidatura é uma alternativa fora dos compromissos políticos tradicionais | Divulgação

Ao se apresentar ao eleitorado alagoano o professor Cícero Albuquerque, como candidato a governador, o Partido Socialismo e liberdade (PSol), mostrou seu propósito político. O partido pretende construir um campo político eleitoral próprio ou, como quer a militância psolista, transformar sua candidatura em ato de resistência da esquerda.

A candidatura de Cícero é a tentativa do PSol de se diferenciar da esquerda petista. Esta, ao se inserir no espectro de alianças de centro-esquerda, tem como principal estratégia, eleger Lula presidente do Brasil.

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), graduado em História, mestre em Sociologia, Cícero quer conquistar a fatia do eleitorado que não concorda com a candidatura de Paulo Dantas (MDB), apoiada pelo PT, mas que vota em Lula e em candidatos proporcionais de esquerda.

Propostas reais

As qualificações acadêmicas o candidato do Psol tem, mais até que qualquer outro concorrente. Entretanto, o partido parece ignorar que, em disputa eleitoral, pra vencer, esses atributos nem sempre são necessários.

Pelo discurso e forma como se movimenta nesta campanha, Cícero Albuquerque parece não entender que a redução numérica da classe média urbana é um fator inibidor da sua candidatura. Por outro lado, há sim na classe média alagoana um espaço a ser conquistado.

Mas, para isso, é preciso que o candidato apresente um discurso político capaz de sensibilizar formadores de opinião, que não são militantes de nenhum partido, mas que estão abertos a uma candidatura que se proponha inovadora.

Por enquanto, o tom ideológico que o professor Cícero Albuquerque tem enfatizado nas suas redes sociais e discursos, é um balsamo apenas para os militantes do Psol e convertidos de esquerda.

Perdas desnecessárias

Contudo, há uma fatia não militante, que ideologicamente se alinha à esquerda, sentindo falta de um programa político eleitoral consistente, e que trate objetivamente dos problemas reais da população.

Se quiser alçar vôo maior, considerando a falta de estrutura material do seu partido, o candidato Cícero precisa entender que o tom puramente ideológico lhe impõe perdas desnecessárias.

O espaço eleitoral que o PSol, com um candidato a governador, quer conquistar, passa pela reavaliação do eixo da campanha nessa eleição. O partido precisa abordar as questões políticas e econômicas com os pés na realidade de Alagoas e do Brasil.

Se identificar temas essenciais que lhe permita dialogar com o eleitor, e não apenas com a militância partidária, Cícero Albuquerque será capaz de calibrar o discurso político, sem tirar os pés da base ideológica.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação A mineração predatória que a

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

19 de dezembro de 2022 6:03 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *