8 de setembro de 2022 11:53 por Da Redação
Após sete dias ocupando a Secretaria Municipal de Economia de Maceió, os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) deixaram o prédio na noite da terça-feira (6), após o agendamento de uma audiência de conciliação com o Município de Maceió.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, a decisão foi realizada após uma Assembleia Geral com os servidores públicos. “Dialogamos muito com o gerenciamento de crises e a Câmara de Vereadores e após intermédio dos vereadores, Siderlane Mendonça, Teca Nelma, Dr. Valmir e João Catunda, para ocorrer a conciliação na Justiça, toda a categoria decidiu pela desocupação”, relatou.
Durante a Assembleia Geral ocorreu momentos de muita alegria, com músicas, danças e discursos de vitória. “Estamos com o sentimento de união muito forte. Sabemos de todos os problemas que enfrentamos para continuar nossa luta e agora saímos vitoriosos, sabendo que existe uma forma de conciliar com a Prefeitura Municipal de Maceió a adequação do piso salarial nacional como manda a lei”, disse Nelson.
As entidades cumpriram a ordem judicial de desocupação no prazo determinado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, acompanhados pelo o oficial de justiça e funcionários da Semec, que após a deliberação da Assembleia Geral, entraram nas dependências do prédio para fazer a vistoria com filmagens e fotos, constatando tudo em ordem.
Os ACS e ACE de Maceió estavam mobilizados desde o dia 31 de agosto de forma pacífica para sensibilizar o prefeito JHC a cumprir a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, que realiza a política de valorização salarial da categoria. Os funcionários públicos querem que o piso salarial nacional seja implantado no início da carreira e enquanto isso não acontecer, as entidades continuam vigilante e atuantes.
Fonte: Assessoria