21 de novembro de 2022 2:26 por Da Redação
O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, é referência na formação de profissionais para a agricultura familiar.
Recentemente, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) comprou equipamentos básicos para o laboratório deste curso no valor de R$ 1 milhão. Esse laboratório servirá para pesquisas e apoio à capacitação dos alunos de Zootecnia, e também para o trabalho de extensão, com exames para a comunidade, como a análises de leite, sementes, parasitologia, reprodução, genética, piscicultura.
Os equipamentos estão chegando ao campus de Santana do Ipanema, mas, a Uneal se ressente da falta de recursos para a construção de cinco salas para instalar o laboratório de maneira adequada e colocá-los em funcionamento. A direção do campus calcula o custo da obra em cerca de 1,5 milhão.
A importância da Uneal no Sertão
A Uneal é a instituição mais importante na região do Sertão, por ser área onde a pecuária é predominante e é preciso alavancar o desenvolvimento desse setor que emprega e gera renda.
Os laboratórios servirão como suporte à cadeia produtiva do leite, da piscicultura, do mel, da ovinocaprinocultura, da preservação e estudo da caatinga. Nos laboratórios, serão realizadas análise de leite, microbiologia, genética e reprodução, microscopia, piscicultura, nutrição animal, parasitologia e hematologia.
A Uneal é a responsável pelo avanço e o desenvolvimento da genética e da produção pecuária e avicultura no Sertão. Para que esses avanços continuem são necessários alguns investimentos básicos, sem os quais não será possível continuar impactando, positivamente, a economia do Sertão de alagoano.
É necessário, ainda, realizar concursos para a contratação de seis novos professores e dois técnicos de nível superior para fortalecer o curso de Zootecnia.
Os novos professores-doutores garantirão a possibilidade de a Uneal pleitear o curso de mestrado e doutorado na área, sendo um dos diferenciais para o Nordeste brasileiro com universidades de alto nível no sertão, como já existem na Paraíba e em Pernambuco.