Por Eline Sandes, do Metrópoles
Uma nota da TV Globo divulgada nessa quarta-feira (7/12) comunicou que a jornalista e apresentadora Glória Maria ficará afastada das telinhas até 2023 para cuidar da saúde. De acordo com a colunista Fábia Oliveira, do site Em Off, a jornalista está com um tumor no pulmão.
Glória Maria chegou a ser hospitalizada recentemente, mas de acordo com a emissora, ela está em casa e passa bem.
O câncer de pulmão acontece quando há presença de um tumor maligno no órgão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, aproximadamente 30 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença.
A presença de um tumor no pulmão geralmente é silenciosa, levando ao diagnóstico tardio da condição. Os sintomas mais comuns nessa fase são catarro com sangue, dificuldade para engolir, rouquidão e infecção pulmonar recorrente.
O principal responsável pelo desenvolvimento desse tipo de câncer é o uso de cigarro. Segundo o Inca, cerca de 90% de todos os casos do tumor acontecem em fumantes. Mas não-fumantes também podem desenvolver a doença, seja por fatores genéticos ou exposição à poluição ou gases tóxicos.
Além disso, ter feito tratamento para outros tipos de câncer também pode aumentar o risco de câncer no pulmão. Esse pode ser o caso da jornalista, que em 2019 foi afastada para tratar e operar um tumor no cérebro.
Tratamento
O tratamento para o câncer de pulmão depende do tipo de tumor, das características dele e se há metástase (ou seja, se as células cancerígenas já espalharam para outras partes do corpo). O médico pode indicar a realização de cirurgia para remover parte ou todo o pulmão e evitar que o câncer se espalhe.