O jornalista alagoano Edberto Ticianeli está realizando o pré-lançamento do livro Jangada Independência: A história dos quatro jangadeiros alagoanos em viagem ao Rio de Janeiro para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil em 1922, pela Editora Cesmac em parceria com o site História de Alagoas, cujo editor e criador é o autor do livro.
A pesquisa desenvolvida pelo jornalista é o primeiro trabalho escrito e revelador da epopeia realizada por quatro jangadeiros alagoanos no distante ano de 1922.
Quem passa pela Rua Jangadeiros Alagoanos no bairro de Pajuçara, em Maceió, não tem a menor ideia do significado do nome do logradouro. O bicentenário da Independência entre outras revelações teve essa que Ticianeli escreveu e certamente será objeto de estudos, pesquisas e consumo como informação de qualidade de um fato histórico completamente invisibilizadado da História de Alagoas.
Os que jangadeiros que singraram o mar de Maceió até o Rio de Janeiro, antiga capital da República, na jangada Almirante Jaceguay, deram partida das proximidades da Ponte de Embarque de Jaraguá, onde atualmente é a Balança de Peixe, no dia 27 de agosto e chegaram ao Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1922.
A epopeia com o tempo foi sendo esquecida, os nomes de Umbelino José dos Santos (45 anos) natural de matriz do Camaragibe (AL), mestre da embarcação; Joaquim Faustino de Santana (41 anos) da Barra de São Miguel (AL); Eugênio Antônio de Oliveira (25 anos) e Pedro Ganhado da Silva (36 anos) ambos nascidos na cidade de Coruripe (AL), quase um século depois os jangadeiros emergiram durante as comemorações do bicentenário da Independência.
O livro Jangada Independência é uma indicação para se presentear no final do ano.
Serviço
Jangada Independência.
Pré-lançamento de 5 a 16 de dezembro de 1922
Valor: 40,00
PIX; 17779499472
(enviar o comprovante para o zap: 98811.1313. A entrega é rápida e restrita a Maceió)