27 de dezembro de 2022 11:06 por Da Redação
Memorável. Assim foi a noite dessa segunda-feira (26), no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, para 255 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Arthur Ramos. É que eles foram protagonistas de um projeto denominado Estante Mágica e cujo principal objetivo é o fomento à leitura. Abordando temas diversos, os estudantes do 3º ao 5º ano tiveram a oportunidade de construir suas próprias histórias, que renderam livros impressos pela Prefeitura. E não faltou criatividade em cada publicação.
O projeto é dividido em cinco etapas. Na primeira delas, os alunos criam histórias durante as aulas. Em posse dos textos e desenhos, os professores assumem a tarefa de encaminhar o conteúdo para uma plataforma online. Chega-se, então, às versões impressa e digital, também disponível no endereço eletrônico estantemagica.com.br. Na sequência, cada estudante desenvolve um game personalizado com seus próprios desenhos, como explica a diretora da Escola Arthur Ramos, Simone Almeida.
“A noite de autógrafos é a última fase de um trabalho extremamente gratificante, a culminância de uma atividade que não é apenas pedagógica, mas também social, já que envolve toda a família. Nossa finalidade, portanto, é explorar a leitura como instrumento capaz de transformar vidas, estimulando o protagonismo infantil”, disse a coordenadora do projeto, acrescentando que cada participante adotou um dos 11 temas possíveis – um deles foi o cyberbullying e as redes sociais, sobre o qual Adrielly Jamilly, aluna do 5º ano, escreveu seis páginas e desenhou outras seis.
“Levei apenas um mês para terminar o meu trabalho porque tive facilidade com o tema. O preconceito é algo muito presente. O assédio na internet precisa ser combatido, assim como qualquer tipo de ofensa ou agressão”, disse a estudante, que participou do evento acompanhada da mãe coruja. “Estou muito orgulhosa da minha filha, que está sempre muito concentrada nas atividades da escola. Não tenho como não incentivar. E se ela quiser ser uma escritora, terá todo o meu apoio”, garantiu a operadora de caixa Aline Gomes.
Outra história que emocionou a todos pela compaixão foi a de Thiago Henrique Lima. Intitulado ‘A história de Ruben Vagner’, o livro aborda o drama vivido por seu irmão, cuja paralisia cerebral o deixou tetraplégico. “Ele já completou 21 anos de idade, mas continua sendo uma eterna criança desde que recebeu o diagnóstico da doença”, explicou o aluno do 4º ano que, assim como os demais, foi convidado a participar da 12ª edição do Encontro Alagoano de Escritores – cujo palco, em 2023, é a cidade de Pilar.
Para o secretário de Educação, Clewinho Cavalcante, o projeto reflete, sobretudo, a melhoria da qualidade do ensino.
“Esta é, sem dúvida, uma das noites mais felizes da minha vida. O projeto envolveu todos os nossos profissionais, bem como os familiares dos alunos. Portanto, o resultado não poderia ser outro. Temos investido muito. As escolas do Município são melhores que as da rede particular porque a gestão do prefeito Renato Filho segue transformando a educação municipal. E é por tudo isso que vamos alcançar a marca de dez mil alunos matriculados no próximo ano, para que possamos crescer ainda mais”, discursou o secretário, acrescentando que, em 2023, somente a Escola Arthur Ramos vai ganhar duas piscinas, além de auditório e biblioteca.
“Salas de aula e banheiros também serão reformados. E os primeiros livros da biblioteca serão os escritos por seus próprios alunos”, emendou Cavalcante, lembrando, ainda, que aluno e escola receberam um exemplar cada, totalizando 510 livros impressos pela Prefeitura.
Fonte: Assessoria