Uma portaria publicada nessa segunda-feira (2), pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) instituiu a comissão que vai estudar e apresentar possíveis cenários e propostas para tornar a orla marítima de Maceió sentido único de direção. O grupo é integrado por servidores da autarquia e terá duração de trinta dias para apresentar o relatório. Caso seja necessário terá o prazo prorrogado.
A publicação foi elaborada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aborda o planejamento e a regulamentação do trânsito de veículos, de pedestres e de animais para promover a circulação. Também inclui áreas de proteção de ciclistas.
A lei acrescenta ainda, o planejamento e a implantação de medidas para a redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes.
O órgão responsável pelos transportes e trânsito avaliará todos os aspectos relacionados a trafegabilidade e acesso a serviços na orla, considerando que a temática é de interesse local e impacta na vida das pessoas que trabalham, geram empregos e também acessam os espaços localizados na região que deverá passar por alterações.