segunda-feira 25 de novembro de 2024

Nide Lins apresenta sabores de Alagoas aos quatro cantos do mundo

O potencial turístico de Alagoas vai muito além do convencional, que é Sol e Mar.

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella

Foto: Divulgação

O turismo é a principal atividade econômica de Alagoas. O setor de serviços tem crescido nas últimas décadas e o estado tem se sobressaído no âmbito regional.

As belezas naturais que mais impactam o olhar do turista e dos alagoanos são as praias, com cores que são o diferencial quando comparadas às praias brasileiras dos outros estados.

Maceió, a capital, tem cerca de 16 praias, do sul ao norte, e dispõe de moderna hotelaria e inúmeras pousadas, bares, barracas de praias, restaurantes em toda extensão do litoral, que tem uma particularidade: é urbano.

Nesse universo, jornalista Nide Lins é a principal referência para os alagoanos quando o assunto é culinária. O trabalho dela tem apresentado a gastronomia popular ou de boteco de Maceió e de dezenas de cidades de Alagoas ao mundo.

Foto: Divulgação

As pesquisas realizadas pela jornalista a colocam na posição da mais importante autoridade no assunto e que tem resultado na difusão das belezas e dos sabores que nem sempre estão nas rotas turísticas indicadas pelas propagandas oficiais e agências de turismo.

O potencial turístico de Alagoas vai muito além do convencional, que é Sol e Mar. Há mais de 50 municípios onde o turismo interno feito pelos alagoanos e pelos que vêm conhecer o estado se destaca. Em todos, há culinárias típicas regionais.

O trabalho profissional da jornalista Nide Lins tem relevância que sobrepõe, muitas vezes, o que os órgãos governamentais fazem para divulgar as potencialidades das cidades e do estado de Alagoas, no sentido mais amplo.

O Sebrae tem, historicamente, procurado qualificar e também divulgar as potencialidades turísticas e gastronômicas, além de apontar potencialidades existentes e que não têm sido exploradas pelos governos municipais.

Foto: Divulgação

O crescimento do turismo em Alagoas vem acontecendo a partir das iniciativas do empresariado, mas, que têm deixado a marca da exclusão de áreas essenciais como a cultura e o patrimônio histórico.

Essa perspectiva é danosa e não cria oportunidade no setor cultural como acontece em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

A jornalista Nide Lins é o ponto de ruptura com o que se fazia no estado com divulgação restrita ao colunismo social. A inserção do Bar do Rogildo, na Santa Amélia, o Beco das Raparigas, no bairro de Jaraguá ou festival gastronômico realizado no bairro de Graciliano Ramos são exemplos disso.

Esses são sinais de que há um mundo desconhecido a ser explorado, inclusive, atraindo turistas para esses locais de comidas afetivas por lembrar as comidas das avós e mães de cada pessoa.

Os cinco sentidos de Nide Lins não estão voltados apenas para a culinária periférica, os restaurantes mais badalados de Maceió e de Alagoas fazem parte do seu roteiro gastronômico.

Agora que estou com fome, vou ficando por aqui.

Bom apetite!

*É historiador

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella Uma perícia realizada pelo

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella Veículos cadastrados em aplicativos

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella Por Iram Alfaia, do

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella A mineração predatória que

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella   Dados de Projetos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella O senador alagoano Renan

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

8 de janeiro de 2023 11:44 por Geraldo de Majella   O Sindicato dos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *