As escritoras Marta Moura e Ana Márcia Farias tomaram posse como membros efetivos da Academia Anadiense de Letras e Artes (AALA), durante ato solene realizado no último dia 28 de janeiro, na Escola Municipal Professor José Medeiros, em Anadia.
Estiveram presentes os acadêmicos Ronaldo Carlos (presidente ), Sabino Fidélis (secretário), Bernadete Claudino, Sebastiana Fernandes (Bastinha).
O escritor Francisco Reinaldo Amorim de Barros, autor da monumental obra ABC das Alagoas – Dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas, foi um dos convidados pela diretoria da AALA para a posse, além do médico Fernando Pedrosa Fidelis.
A escritora e doutoranda Marta Moura é autora do livro Da terra, o barro. Da arte, a vida, sobre a vida e a obra artística do escultor João das Alagoas.
Marta Moura, nesse trabalho, conseguiu construir uma narrativa em que a memória e fazeres emergem a partir de 40 fotografias autorais, de pesquisas e relatos sobre a arte do barro feita por João das Alagoas.
A escritora foi empossada na cadeira nº 16, cuja patrona é a atriz e dramaturga Olympia Aragão. “A escolha por ela não tinha como ser outra, sabendo que, uma mulher com destaque no teatro, danças e cultura popular, estaria ligada a mim pelo mesmo motivo a ser desempenhado”, ressaltou, no seu discurso de posse.
A escritora Ana Márcia de Farias Viana é nutricionista de formação e é pós-graduada em Nutrição Clínica e Fitoterápica e em Docência. Tem atuado em várias instituições culturais de Alagoas e participado das Antologias: Projeto Cartas para Você; VI Encontro Canindeense de Escritores Leitores e Convidados; e, III Antologia de Escritores Santanenses e Convidados, em Santana do Ipanema, AL.
É poeta com poemas publicados em diversos livros. A sua principal obra é Diário de uma nutricionista. A acadêmica Ana Márcia se define como uma “nutripoeta”.