Com a experiência, entre tantas outras, de ser o primeiro brasileiro a ter completado a Maratona Internacional Capri x Napoli, considerada a mais tradicional maratona aquática do mundo, o nadador Edmundo Arthur Foschini está pronto para realizar mais um grande desafio. Aos 74 anos de idade, ele se organiza para nadar os cerca de 180 quilômetros de distância entre Piranhas, no Alto Sertão alagoano, até Penedo, município do Baixo São Francisco.
Idealizador do projeto “Grande Desafio do Velho Chico”, Edmundo Foschini ressalta que a maratona aquática a que se dispõe não tem interrupção. Ele vai nadar de Piranhas a Penedo, durante dois dias seguidos, sem paradas. Será uma das maiores distâncias nadada, ininterruptamente, no mundo.
“Nosso foco é, por sinergia com nosso esporte, o Rio São Francisco. Nele concentraremos nossas atenções”, afirma, ao explicar as razões de tão ousado projeto. Em razão do tempo e da distância do percurso, o projeto “Grande Desafio do Velho Chico” exige uma estrutura adequada.
Para garanti-la, Edmundo Foschini está em busca de patrocinadores e apoiadores. “Não se trata de um esforço isolado para atingir uma marca impressionante para o esporte brasileiro. Entendemos que a sustentabilidade da região demanda medidas que vão muito além do Velho Chico”, ressalta o nadador.
Paulistano, radicado em Alagoas há 25 anos, Foschini diz que região do Baixo São Francisco tem muitas histórias para contar. E este projeto quer fazer parte desta rica história. Ele não tem dúvidas sobre suas habilidades natatórias, sua maturidade esportiva, bem como sobre seu adequado preparo no momento atual.
O que precisa mesmo é de patrocínio, de empresas, órgãos públicos, das prefeituras da região por onde vai passar, e de pessoas físicas que possam lhe garantir a realização do projeto Velho Chico. O desafio exige uma equipe multidisciplinar (técnico, pessoal de segurança, médico, prático em navegação de rio, e outros).
“Carecemos do apoio de entidades ligadas ao esporte local e empresas solidárias com nossos objetivos, para reforçar a importância do projeto e promover as condições ideais para a promoção do evento”, argumenta Edmundo Foschini.
Na sua luta, ele admite até mesmo realizar o projeto se obtiver as condições mínimas. “Entendemos que ninguém pode ir muito longe se caminhar sozinho. Neste momento, precisamos do apoio local, dos amigos, de profissionais em busca de objetivos comuns”, acrescenta.
O planejamento que está desenvolvendo inclui a instrumentação do evento, garantindo todo suporte à travessia, como trajes de natação, toucas e camisetas alusivas ao evento, suplementos nutricionais, sinalizadores luminosos (para natação noturna), acessórios, alimentos, dentre outros itens.
Vale ressaltar que os trechos em que Edmundo pretende nadar são extensos, e o clima na região é de forte incidência solar. Segundo ele, como a exposição demasiada ao sol provoca queimaduras, a organização estuda a possibilidade de iniciar o trajeto na madrugada, de forma a amenizar o problema.
“Buscamos o apoio e patrocínios de empresas e pessoas que acreditem em nossos ideais e que se disponham a colaborar para a consecução deste objetivo”, completa o nadador, confiante na conquista de mais um grande desafio nas águas.
Contato
Os interessados em apoiá-lo podem entrar em contato no 82 99912-3583 (WhatsApp).
1 Comentário
Na torcida para que vc consiga realizar este fenomenal projeto, amigo! Da sua parte não tenho dúvidas que está pronto ! Boa sorte!