Balanço divulgado nesse fim de semana mostra que, no período de um ano, as operações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) resultaram em 145 armas de fogo apreendidas e 24.397 animais resgatados em todo o estado. Além de proteger o meio ambiente e combater o tráfico de animais, a unidade promove palestras educativas.
O comandante do BPA, tenente-coronel Jorge Francelino, comemora o fato de que o trabalho do BPA vem se destacando, principalmente por conta do serviço de inteligência da unidade, que está conseguindo mapear locais de tráfico de animais silvestres e caçadores ilegais e pelo apoio dado pelo atual comandante da PM de Alagoas, o coronel Paulo Amorim.
O Batalhão sempre tem se envolvido em assuntos relevantes para a preservação do meio ambiente , fauna , flora e mananciais. O TC Francelino reafirmou a importância da sociedade ao ajudar o trabalho dos órgãos de preservação da natureza.
Os trabalhos desenvolvidos pela guarnição se concentram nas feiras livres para coibir a comercialização de animais silvestres, pois vender ou expor à venda espécimes da fauna silvestre configura crime ambiental (previsto no artigo 29 inciso III da Lei 9.606/98). O batalhão também atende denúncias que podem ser feitas pelos telefones (82)98833-5879, 190, 181, COPOM BPA: (82) 98752-2195 ou por email: bpa@pm.al.gov.br.
Todos os animais são encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realização dos procedimentos técnicos.
*Com Agência Alagoas