Por Gabriela Oliveira
Respeitado no campo de pesquisa, da cultura e da história, Luiz Sávio de Almeida era uma figura importantíssima para Alagoas. Traçou os caminhos da Literatura, Sociologia, Antropologia e do Teatro. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, também fez mestrado em Educação pela Michigan State University.
Autor dos mais variados livros, também foi um ilustre jornalista. Abordava temáticas que envolviam a história e o nordeste. O docente foi homenageado pela Edufal, quando completou oitenta anos, o evento trouxe momentos que apreciavam a arte e a cultura.
Josealdo Tonholo, reitor da Ufal, prestou condolências e destacou tamanha relevância de Sávio: “É muito triste a despedida de Sávio de Almeida, nosso professor emérito, historiador, pesquisador e um símbolo da história de Alagoas. Desde que cheguei em Maceió, tive a oportunidade conhecer o professor Sávio, um guerreiro de Alagoas. Ele não só contava a história, mas era um contador de causos. Com ele, a gente aprendeu muito sobre o nosso estado e sobre a nossa gente. Sávio foi uma liderança científica nas atividades de pesquisa e pós-graduação. Uma referência nacional na área de história e sociologia.”
Conhecido por ser uma pessoa magnânima entre os amigos e alunos, Luiz Sávio recebeu diversas homenagens ao longo do dia. Deixou toda uma comunidade entristecida e com certeza, toda sua memória será bem preservada.
“O ICS é muito grato ao professor Sávio Almeida por todas as suas contribuições ao Instituto e às Ciências Sociais em Alagoas. Tivemos a oportunidade de homenageá-lo em vida, em 2017, durante nosso evento de História e Memória das Ciências Sociais em Alagoas, ocasião na qual o concedemos a medalha Manuel Diégues Júnior. Nossa gratidão, admiração e saudade ao generoso Sávio'”, reiterou Luciana Santana, diretora do Instituto de Ciência Sociais (ICS).
A Universidade Federal de Alagoas publicou uma nota de apoio e sentimentos para a família de Sávio.
O mestre deixou um casamento, seis filhos e nove netos. O velório foi realizado na Capela 4, do Cemitério Parque das Flores. A causa da morte não foi divulgada.