domingo 10 de novembro de 2024

Deputado quer que BRK explique por que alagoano paga mais caro por metro cúbico de água

Empresa diz que preços são definidos pela Arsal e que adota mesma política tarifária da Casal
Imagem: Divulgação

O deputado estadual Delegado Leonam Pinheiro (União) pediu esclarecimentos à BRK Ambiental sobre o motivo de os alagoanos pagarem um dos preços mais altos do país pelo metro cúbico de água.

Nas redes sociais, o parlamentar disse que enviou ofício à concessionária para saber por que em Alagoas são cobrados R$ 262,41 por 15m³ de água – medida correspondente ao consumo médio das famílias brasileiras –, enquanto em São Paulo este valor é de R$ 107,06. Na comparação com o estado do Pará, quem mora na Região Metropolitana de Maceió recebe uma conta de água 60% mais cara.

Deputado Delegado Leonam | Assessoria

Tudo isso por serviços que, de acordo com o parlamentar, são de qualidade duvidosa. “Nós estamos cansados de ver por toda a cidade, na verdade, por todo o estado, obras inconcluídas (sic) e, além disso, nós vemos, constantemente, queixas de falta d’água, de água barrenta, um desserviço à sociedade alagoana”, afirmou Leonam.

Os seguidores do deputado também reclamam. “Este é o preço das privatizações feitas sem análise e estudos qualificados! O povo padece quando não há humanização nas políticas públicas!”, disse um internauta na publicação do Delegado Leonam.

Empresa se defende

Em nota, a BRK Ambiental afirma que os preços dos serviços de água e esgoto, na Região Metropolitana de Maceió, são definidos pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), e que a atual política tarifária é a mesma que era utilizada pela Companhia de saneamento de Alagoas (Casal).

Diz ainda que, para a definição das tarifas, devem ser considerados os “custos que envolvem os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos respectivos cenários, bem como as diferentes realidades relacionadas à infraestrutura de saneamento básico disponíveis”.

Leia a nota abaixo, na íntegra:

NOTA

A BRK informa que a estrutura tarifária dos serviços de água e esgoto aplicada na Região Metropolitana de Maceió é definida pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), de acordo com a Lei Federal 11.445, que regulamenta as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

A empresa reforça, ainda, que a estrutura tarifária vigente é a mesma que era praticada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com a aplicação das devidas atualizações inflacionárias previstas desde o processo licitatório da concessão.

A BRK ressalta que, para que seja fidedigna, a comparação entre as tarifas aplicadas na Região Metropolitana de Maceió e em outras regiões deve considerar todos os custos que envolvem os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos respectivos cenários, bem como as diferentes realidades relacionadas à infraestrutura de saneamento básico disponíveis.

A concessionária está comprometida em levar saneamento de qualidade aos 13 municípios alagoanos onde atua, com investimentos que garantirão a universalização do acesso à agua e aos serviços de esgotamento sanitário para 1,5 milhão de pessoas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *