Pilar vai receber, entre os dias 23 e 25 de março, a maior mostra de cinema alagoano da região metropolitana: o Curta Pilar – 1ª Mostra de Cinema, que promete resgatar memórias e animar a comunidade no Cine Pilarense. O evento começa no primeiro dia a partir das 18h, com entrada gratuita e acessível a toda população. Serão três dias de ações formativas, exibição de filmes alagoanos, oficinas, debates e muito mais.
O objetivo da mostra é integrar a comunidade pilarense à sua essência audiovisual e artística, tendo como a principal finalidade estimular a valorização de patrimônios históricos, artísticos-culturais, além de estimular o olhar para filmes realizados em Alagoas. O evento vai acontecer no Cine Pilarense por ser um local de encontros antigos, afetos, poesia, e por ser um ambiente que já fez parte da infância de muitos moradores da cidade.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, destaca a importância de o município receber a amostra, em razão, principalmente, de seu alcance cultural.
“Pilar respira tradição. Não à toa, muitas manifestações artísticas seguem preservadas em nossa cidade, como o Boi do Canário e o Guerreiro Treme Terra Pilarense. E eventos como este, que trazem oficinas e fomentam produções genuinamente alagoanas, só reforçam a importância de se valorizar cada vez mais a cultura local. Sinto-me, portanto, feliz por incentivar mais uma grata iniciativa”, comentou o gestor.
No dia 23, haverá a solenidade de abertura, com a presença de autoridades locais, do diretor do Cine Pilarense, Sérgio Moraes, do idealizador e realizador da mostra, Alex Zampielly. No dia 24, é a vez das oficinas entrarem em cena, com a participação dos cineastas Nivaldo Vasconcelos e Amanda Duarte, Roteiro e Produção: Filmando com o Celular, respectivamente. Além dessas atividades, haverá uma sessão extra para estudantes das escolas públicas de Pilar, debates e um bate-papo com os realizadores dos filmes. E no dia 25, terceiro e último dia, haverá mais exibições de curtas, bate-papo com os realizadores e o encerramento da mostra.
Curta Pilar
A 1ª Mostra de Cinema é uma realização da Auá Produções, empresa idealizada por Alex Zampielly, com o apoio e produção da InReais Filmes, apoio da Prefeitura de Pilar e da Secretaria de Educação e Cultura do município, e recursos financeiros via Lei Aldir Blanc, repassados por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL).
Para mais informações, acompanhe o Instagram @mostradecinemapilar.
SERVIÇO
Curta Pilar – 1ª Mostra de Cinema
Data: 23, 24 e 25 de março
Horário: a partir das 18h (primeiro dia)
Ingressos: Entrada Gratuita
Fonte: Assessoria