14 de março de 2023 9:50 por Da Redação
De autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) realizou, na tarde dessa segunda-feira (13), uma sessão pública com o tema “O Dia Internacional da Mulher e o combate à violência de gênero no Estado”, cujo plenário da Casa ficou lotado.
Ao abrir a sessão, Ronaldo Medeiros destacou a necessidade de o poder público e a sociedade corrigirem erros históricos contra as mulheres, tendo as políticas públicas como instrumento. “Esse tema tem sempre de estar na pauta. Esse dia é especial para fazermos essa reflexão. A violência contra a mulher se dá em todas as formas”.
Para Ronaldo Medeiros, manter o tema da violência contra a mulher em pauta ajuda à sociedade a não repetir erros do passado.
“É uma data, um mês, em que se trabalha muito a conscientização, mas o combate à violência contra a mulher é algo a se trabalhar no dia a dia, em todo momento. Até para avançar e não repetir as injustiças cometidas no passado e criar condições para que a mulher esteja onde merece e onde queria estar”, argumenta.
Para a presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL), Rilda Alves, as mulheres precisam ocupar os espaços de debate público de forma perene.
“A gente sabe do papel fundamental que esta Casa tem para fiscalizar e legislar projetos que melhorem as condições de vida das mulheres. É importante as mulheres ocuparem espaços como esse, não só no mês de março, para que possamos dialogar com a pauta das mulheres”, ressalta. “Parabenizo o deputado Ronaldo Medeiros por ter aberto este espaço para as mulheres do campo e da cidade apresentarem suas pautas”, completa Rilda Alves.
Já para Lenilda Lima, da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), ressalta a importância das mulheres nas últimas eleições e que agora é o momento de as pautas das mulheres passarem a serem postas em prática.
“Muito importante para nós essa sessão porque precisamos discutir profundamente a questão da violência contra a mulher. Vivemos um novo momento, um novo ciclo que se inicia e nós mulheres temos muita responsabilidade sobre isso porque dissemos não ao fascismo, dissemos não ao conservadorismo e ao fundamentalismo religioso, que estava engessando as políticas para as mulheres”, pontua. “Agora, é hora de reabrir o debate público dessas políticas e ter a garantia que nossa pauta, entregue no dia 8, que também será entregue aos deputados estaduais, será efetivada”, completa Lenilda Lima.
Ronaldo Medeiros também destaca as ações o governo Lula (PT) voltadas para as mulheres e divulgadas no último dia 8.
“Neste mês, o presidente Lula assinou o projeto de lei que impõe igualdade salarial entre homens e mulheres, além de diversas políticas públicas voltadas a esse tema como mais viaturas para as patrulhas Maria da Penha, recursos para o programa Casa da Mulher Brasileira e ações de promoção de saúde integral para as mulheres”, pontua o parlamentar. “Também temos em Alagoas o governo com o maior percentual de mulheres no primeiro escalão, o que demonstra o compromisso do governador Paulo Dantas com a representatividade e as pautas femininas”, completa.
Conquistas
A ex-prefeita de Maceió e secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born (PDT), esteve presente na solenidade lembrando que há quarenta anos, em 15 de março de 1983, ela e a professora Jarede Viana tomavam posse como vereadoras de Maceió.
“A década de oitenta foi rica em lutas sociais onde movimentos de mulheres assumiram protagonismo em Maceió e em muitas cidades do interior de Alagoas. A defesa dos direitos humanos era a nossa principal bandeira de luta. Nesse período, a criação da Delegacia da Mulher é fruto das lutas desencadeadas pelas entidades feministas”, disse Born.
“Hoje, depois de muitos avanços e conquistas, ainda, temos que lutar contra a violência, contra o feminicídio”, finalizou.
Participação
Estiveram presentes à sessão pública desta segunda-feira diversas organizações da sociedade civil, além da CUT e MMM, como o MST, Sinteal, Sindprev, OAB/AL, Sindicato dos Urbanitários, Projeto Erê, CDDM e partidos políticos. Assim como representações de órgãos do Governo do Estado como Arsal SEMUDH e Seades.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Dr. Wanderley, Fátima Canuto, Gaby Gonçalves, Lelo Maia, Delegado Leonam, Dudu Ronalsa e Rose Davino.