15 de março de 2023 3:05 por Da Redação
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió lançou ontem (14) uma consulta pública para saber a opinião das pessoas a respeito da abertura de ruas do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Se a proposta for aprovada, o local deve receber o tráfego de veículos pesado e motorizados.
É a terceira tentativa, a primeira da administração do prefeito JHC, de romper com a concepção original do Corredor Vera Arruda. A população do bairro está se mobilizando para impedir essa mudança. A Câmara Municipal de Vereadores aprovou uma audiência pública pra discutir a proposta.
A professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Jéssica Lima, doutora em transportes e gestão das infraestruturas urbanas, afirma que “a solução para reduzir os congestionamentos na região não duraria cinco anos e seria uma medida paliativa sem justificativa técnica que endosse”.
O superintendente da SMTT, André Costa, tenta minimizar o problema a ser causado à população residente da região e aos frequentadores do local. “Se precisar abrir ruas, não serão abertas 24 horas. Domingos, feriados ou aos sábados devem ter horários em que as pessoas encontrem o corredor totalmente fechado, inclusive, para carros”, declarou.
O superintendente não explica quais “vantagens” a mudança traria para o trânsito e para os moradores. “É uma medida que, em sendo adotada, ela vai atingir o mínimo possível às pessoas que usam o espaço, mas também trazendo grandes melhorias para a mobilidade da população como um todo”.
De acordo com a pesquisadora Jéssica Lima, a consulta pública é tendenciosa, porque “induz a pessoa a pensar que o trânsito é péssimo e que a solução é abrir vias”.
Engenharia de Tráfego
O principio básico da Engenharia de Tráfego é fazer com que o trânsito de veículos e pedestres seja realizado com segurança, fluidez e comodidade.
A SMTT de Maceió, segundo uma fonte do órgão, não tem nenhum engenheiro de tráfego para planejar o trânsito da cidade de Maceió.
Ainda segundo a fonte, o último técnico na área se aposentou há, pelo menos, duas décadas. Era o engenheiro Geraldo Dorta. Esse profissional trabalhava no Detran quando este órgão estadual era o responsável pelo trânsito de Maceió
Corredor Vera Arruda
O Vera Arruda é um espaço de lazer e esportes com cerca 1,5 quilômetro de extensão. É a maior área de lazer e convivência da capital. O bairro de Jatiuca dispõe de três áreas de convivência, sendo as outras o Parque da Mulher (ou Praça Carlos da Silva Nogueira) e a Praça da Bíblia.
Os moradores estão se mobilizado para no domingo, às 16 horas, abraçarem simbolicamente o Corredor Vera Arruda.