Por Gabriela Oliveira
Neste mês o Benedito Bentes, melhor dizendo, o “Biu” completa trinta e sete anos. E para celebrar o aniversário, uma grande festa está sendo produzida, o anúncio foi feito nas redes sociais do vereador Siderlane Mendonça, nessa quarta-feira (15).
Com a parceria da Prefeitura, o evento deve durar três dias e de forma totalmente aberta ao público. Segundo o vereador, a realização da festividade estará valorizando os habitantes do maior bairro de Maceió. Um bairro que apesar da popularidade, ainda não recebe o reconhecimento devido.
“Conversei pessoalmente com o prefeito JHC para propor que nos dias 24, 25 e 26 – sexta, sábado e domingo – a gente faça uma festa do tamanho da importância histórica e social do ‘Biu’. Agradeço antecipadamente ao prefeito e ao presidente da Fmac – Fundação Municipal de Ação Cultural, João Hugo Lyra, pela sinalização favorável à realização desse grande evento, que não é apenas entretenimento, mas a valorização social da comunidade e a oportunidade dale injeção de recursos na economia local. Cheguei lá aos 8 anos de idade, permaneço até hoje e tudo o que eu conquistei, devo a esse lugar”, ressaltou o parlamentar.
Siderlane declarou que trouxe propostas nas variadas áreas, visando progredir com o Benedito Bentes. Solicitou e reivindicou melhorias que ajudem no desenvolvimento e na qualidade de vida dos moradores.
“Fiz um pedido particular ao prefeito para que no dia 27 a Prefeitura de Maceió funcione no ‘Biu’, para que a comunidade possa apresentar as demandas. Reivindiquei, ainda, ações que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Precisamos de melhorias na iluminação, na limpeza e em diversos outros pontos, que tenho informado por intermédio de indicações feitas pelo meu mandato e em reuniões com o secretariado municipal”, declarou.
O BAIRRO
Para aqueles que não conhecem a história do bairro, o Biu foi entregue à população como um conjunto de habitações, integrando o bairro Tabuleiro do Martins. O Benedito Bentes tem aproximadamente 200 mil habitantes e já foi tema para projetos de lei, a intenção era tornar o bairro numa cidade, mas a pauta não vingou.
O nome do bairro é uma homenagem para uma grande personalidade em Alagoas, o Benedito Geraldo do Vale Bentes, que veio para Maceió cinquenta anos antes do conjunto ser construído. Benedito Geraldo foi presidente da antiga CEAL e também do SESC – SENAC, mas não chegou a conhecer o bairro, devido ao seu falecimento repentino no ano de 1974.